Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Dom Devair Araújo da Fonseca inicia seu ministério na Diocese de Piracicaba

Dom Devair Araújo da Fonseca inicia seu ministério na Diocese de Piracicaba

Fevereiro/ 2021 – Edição 149 – Ano XV

No sábado, 16 de janeiro, Dom Devair Araújo da Fonseca tomou posse como 6º bispo da Diocese de Piracicaba, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba.

Devido à pandemia da Covid-19, aproximadamente 200 pessoas puderam participar da celebração, respeitando as regras de distanciamento e de higiene. No interior da Catedral, apenas autoridades civis, militares e eclesiásticas, além do clero diocesano e uma representação de leigos puderam participar da Missa e Posse do novo bispo. Também compareceram à cerimônia, a mãe de Dom Devair, sra. Ivanilde Eugenia da Conceição, parentes e amigos.

A cerimônia teve início às 9h, com a chegada de Dom Devair Araújo da Fonseca, Dom Fernando Mason e o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que foram recebidos pelo Colégio de Consultores, formado pelos padres Anselmo Cardoso Martiniano, Eugenio Pessato, Genildo Neves dos Reis, Kleber Fernandes Danelon, Marcelo Sales, Reginaldo Aparecido Brandão e Ronaldo Francisco Aguarelli.

Dom Devair recebeu o crucifixo e o beijou. A seguir aspergiu-se com água benta e depois aos presentes. Em seguida, Dom Devair foi conduzido à capela do Santíssimo para uma oração pessoal. Depois, paramentou-se para a missa.

ATO DE POSSE - Após a procissão solene de abertura teve início a celebração eucarística, presidida por Dom Devair, e a Letra Apostólica pela qual o Papa Francisco nomeou Dom Devair para a Diocese de Piracicaba foi apresentada aos membros do Colégio dos Consultores, pelo diácono Carlos Alberto Vila. Em seguida, monsenhor Jamil Nassif Abib, chanceler do Bispado, leu o documento pontifício.

Padre Ronaldo Francisco Aguarelli fez a saudação a Dom Devair, em nome de toda a diocese.

Logo após, realizou-se o ato de manifestação de obediência e respeito ao novo bispo pelos representantes dos padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos. O Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta ofereceu também cumprimentos a Dom Devair.


Dom Devair fala ao povo diocesano

Concluído o ato de posse, prosseguiu-se a Celebração Eucarística. Na homilia, Dom Devair lembrou especialmente tantas pessoas que não puderam estar presentes, por conta das restrições impostas “trago todos vocês em meus pensamentos e orações”. Também agradeceu aos 15 anos em que Dom Fernando esteve à frente da diocese “com zelo apostólico e espírito missionário”.

A partir do evangelho das Bodas de Caná, o bispo lembrou que a Eucaristia nos alimenta na missão nesses momentos difíceis de pandemia. “Jesus não ficou isolado, porque nenhuma realidade verdadeiramente humana, nenhum sofrimento ou tristeza está longe do seu coração”, disse Dom Devair.

“E nós, como discípulos de Cristo, estamos a serviço do Reino, cada um segundo o próprio ministério e carisma”. No entanto, para Dom Devair “não pode faltar alegria no caminho para o Reino”.

Na sua primeira mensagem como novo pastor, Dom Devair destacou ainda que é preciso “continuar a trabalhar para vencer os desafios”, sendo que, entre todos eles, a pandemia é o mais urgente e atual. Para o bispo “é tempo de reafirmar a caridade cristã, ainda mais”.

Para encerrar, transmitiu uma mensagem de coragem a todo povo diocesano: “Vamos caminhar juntos, animados pela Palavra de Deus e alimentados pela Eucaristia. Vamos reanimar nossas comunidades, revitalizar nossas pastorais e movimentos. Vamos perdoar o que é preciso perdoar, vamos curar as feridas abertas, vamos dar passos de conversão e comunhão, vamos corrigir e reorientar os nossos passos”, finalizou Dom Devair.

Após a comunhão, aconteceu consagração a Nossa Senhora e, em seguida, os discursos de agradecimento. Dom Fernando afirmou que “sua vinda entre nós seja uma nova etapa de crescimento, para sermos mais e melhor o que já somos, a Igreja de Cristo: a Igreja uma, santa, católica e apostólica”.

Cardeal Dom Odilo desejou que a partir da experiência que Dom Devair já tem de episcopado, seja muito feliz, possa fazer bom uso no serviço da Diocese de Piracicaba: “que Deus o abençoe, ilumine, fortaleça, conduza e não lhe falte a luz do Espírito Santo, não lhe falte a serenidade da graça de Deus”.

Já Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, expressou a alegria do episcopado paulista em ter “em sua pessoa mais um irmão bispo diocesano”.

Dom Eduardo Malaspina, administrador diocesano de São Carlos e presidente da Sub-região Campinas deu as boas-vindas a Dom Devair na Sub-região Pastoral afirmando que “quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”. “Por isso, que o bem te queira, que o amor te invada, que a paz transborde, que a proteção divina te ilumine neste momento e que toda a maldade fique bem longe de você”, desejou o bispo.

Por fim, o prefeito de Piracicaba, Luciano Santos Tavares de Almeida deu as boas-vindas a Dom Devair e pediu o auxílio na conscientização dos fiéis nesse momento da pandemia “que procurem ficar em casa, pois estamos batendo recorde de positivados”.

Na sequência, padre Kleber Fernandes Danelon fez a leitura da ata da cerimônia de posse canônica e Dom Devair agradeceu a todas as graças que Deus lhe concedeu ao longo da vida e realizou a bênção final.

BISPOS – Além de Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, de Dom Fernando Mason, OFMConv, bispo emérito de Piracicaba, a cerimônia teve a participação de outros bispos: Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul-1 da CNBB; Dom Edmilson Amador Caetano, OCist, bispo de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul-1 da CNBB; Dom Carlos Lema Garcia, Dom Jorge Pierozan, Dom José Benedito Cardoso, Dom Eduardo Vieira dos Santos e Dom Luiz Carlos Dias, bispos auxiliares de São Paulo; Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, bispo de Itumbiara (GO); Dom Eduardo Malaspina, administrador diocesano de São Carlos e presidente da Sub-região Campinas; Dom José Roberto Fortes Palau, bispo de Limeira; Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de Amparo; Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista; Dom Julio Endi Akamine, SAC, arcebispo de Sorocaba; Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr, MSC, bispo de Registro; Dom Salvador Paruzzo, bispo de Ourinhos; bispo de Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu (PR); Dom Edgar Amine Madi, eparca de Nossa Senhora do Líbano em São Paulo dos Maronitas e Dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo.
A cerimônia de posse de Dom Devair contou também com a presença ecumênica do presidente e vice-presidente do Conselho de Pastores de Piracicaba, pastor Fernando Favoretto e pastor André Augusti, respectivamente.

 

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida e outras autoridades civis e militares estiveram presentes na celebração. Entre eles: os deputados estaduais de São Paulo, Roberto Turchi Morais e Reinaldo Algus; o vereador e presidente da câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta; os vereadores de Piracicaba, Paulo Sérgio Camolesi, Pedro Kawai e Acácio Godoy; o juiz de direito da 6ª Vara Cível da Comarca de Piracicaba, Dr. Rogério Sartori Astolphi; e o capitão Sol Reys, do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Piracicaba.
 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções