Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Dom Fernando Mason: bispo emérito da Diocese de Piracicaba

Dom Fernando Mason: bispo emérito da Diocese de Piracicaba

Fevereiro/ 2021 – Edição 149 – Ano XV

Tendo como lema episcopal “Christus factus obediens” – (seguir) Cristo feito obediente, Dom Fernando Mason, OFM Conv tomou posse como o 5º bispo da Diocese de Piracicaba, no dia 24 de julho de 2005, na Sé Catedral Santo Antônio. Sua nomeação ocorreu dois meses antes, em 25 de maio de 2005, pelo (hoje emérito) Papa Bento XVI.

Nascido em Loreggia, na Província de Pádua, Itália, em 21 de janeiro de 1945, Dom Fernando completou 75 anos no início de 2020 e, como orienta o Código de Direito Canônico, enviou ao papa Francisco sua carta de renúncia, que foi aceita em 11 de novembro de 2020, quando foi nomeado Dom Devair Araújo da Fonseca como 6º bispo diocesano de Piracicaba. Dom Fernando passou a ser, então, administrador apostólico da Diocese de Piracicaba até 16 de janeiro deste ano, quando se tornou bispo emérito da Diocese, com a posse de Dom Devair.

Dom Fernando é franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Abraçando a ordem de São Francisco de Assis, optou por ser missionário e isso se concretizou vindo para o Brasil, onde exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná. Foi o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP) e o quinto bispo da Diocese de Piracicaba.


O pastoreio na Diocese de Piracicaba


Durante os 15 anos em que conduziu a Igreja Diocesana, Dom Fernando atuou com muito afinco, tanto como pastor do povo de Deus, bem como administrador da Igreja.

Instituiu a Concentração Diocesana, sendo que a primeira ocorreu em 2007, a qual reuniu milhares de pessoas vindas de todas as paróquias que compõem a diocese, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba. Promoveu a Revisão Ampla e a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral que está em sua sétima edição. Desenvolveu a reestruturação pastoral e administrativa e a criação das comissões diocesanas. Atualmente são seis comissões nas quais estão inseridas as diversas pastorais e movimentos da diocese. Realizou a Visita Pastoral a todas as paróquias da diocese no período de 2012 a 2014. Implantou o Plano Missionário de Missão Permanente tendo como foco principal a Igreja em saída.

Como pastor acompanhou de perto a formação dos vocacionados em nossa Igreja Particular e pela imposição de suas mãos foram ordenados 18 presbíteros diocesanos. Além dos sacerdotes, foram ordenados pela imposição de suas mãos 26 leigos como diáconos permanentes, em fevereiro de 2014. Dom Fernando incentivou ainda os presbíteros a aprimorarem o conhecimento, enviando-os a Roma. Em sua gestão oito padres foram enviados à Itália para cursos de pós-graduação nos diversos temas pertinentes à Igreja, além de apoiar também os sacerdotes que buscaram aperfeiçoar os estudos em instituições de ensino do Brasil.

Já como administrador, uma das prioridades de Dom Fernando sempre foi a formação permanente de vocações sacerdotais. Para isso construiu novo seminário para formação de filosofia e teologia, na cidade de Campinas, próximo à PUC (Pontifícia Universidade Católica), onde os seminaristas fazem os estudos filosóficos e teológicos. O seminário foi inaugurado em 21 de abril de 2009, em celebração presidida pelo então Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Ele também reformou o Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba.

Outra ação significativa de Dom Fernando foi a restauração do antigo prédio do Lar Franciscano, em 2011. O prédio construído em 1950 é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. O local com aproximadamente 8.500 metros quadrados abriga hoje a Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral, o Curso Diocesano de Teologia e a Escola Diaconal “São Filipe”, além de diversas salas destinadas às pastorais e movimentos diocesanos. Em anexo também está o Centro Documental e a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) com as suas diversas UPS (Unidades Prestadoras de Serviço). Dom Fernando também criou o Tribunal Diocesano de Piracicaba que funciona no prédio da Cúria diocesana, desde março de 2018.

O olhar do pastor e administrador também acompanhou o crescimento demográfico e populacional das 15 cidades que compõem a diocese, o que o levou a criar novas paróquias. Em 15 anos de trabalho pastoral, Dom Fernando criou 14 novas paróquias, sendo a primeira delas, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, em 2006 e, a última do seu episcopado, a Paróquia São Antônio, no distrito de Ajapi, em Rio Claro, em 6 de janeiro de 2019. 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções