Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Ano dedicado a São José acontece até 8 de dezembro de 2021

Ano dedicado a São José acontece até 8 de dezembro de 2021

Fevereiro/ 2021 – Edição 149 – Ano XV

Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra: com estas palavras, o Papa Francisco descreve São José. Ele o faz na Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada no dia 8 de dezembro de 2020 por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

Com o decreto “Quemadmodum Deus”, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX quis dar este título a São José. Para celebrar esta data, o Pontífice convocou um “Ano” especial dedicado ao Pai putativo de Jesus a partir de hoje até 8 de dezembro de 2021.

A Carta apostólica traz os sinais da pandemia da Covid-19, que – escreve Francisco – nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Ao mesmo tempo, José é “pai no acolhimento”, porque “acolhe Maria sem colocar condições prévias”, um gesto importante ainda hoje – afirma Francisco – “neste mundo onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher”.

Honesto carpinteiro, o Esposo de Maria nos ensina também “o valor, a dignidade e a alegria” de “comer o pão fruto do próprio trabalho”. Esta acepção do pai de Jesus oferece ao Papa a ocasião para lançar um apelo a favor do trabalho, que se tornou uma “urgente questão social” até mesmo nos países com certo nível de bem-estar.

Fonte: Vatican News


INDULGÊNCIAS


O Decreto da Penitenciaria Apostólica oferece a possibilidade até 8 de dezembro de 2021 de receber a Indulgência plenária a quem, além da confissão sacramental, da comunhão eucarística e da oração pelas intenções do Papa, realizar uma dessas ações:

- Meditar por 30 minutos a oração do Pai-nosso ou fazer um retiro de um dia com uma meditação sobre São José.
- Realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, inspirada em São José.
- Recitar o terço em família ou entre namorados.
- Dedicar diariamente seu trabalho à proteção de São José.
- Invocar com oração a intercessão de São José pelos desempregados e para que o trabalho de todos seja digno.
- Recitar ladainhas a São José ou outras orações pela Igreja perseguida e pelo alívio do sofrimento dos cristãos.
- Recitar qualquer outro ato de devoção a São José aprovado pela Igreja, no dia 19 de março, no 1º de maio, na Festa da Sagrada Família, no dia 19 de cada mês ou em todas as quartas-feiras.
- Para os que estiverem impedidos de sair por causa da pandemia, realizar um ato de devoção, comprometendo-se às três condições iniciais assim que possível.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções