“Em procissão em romaria. Romeiro ruma para a casa de Maria”. Foi assim, como diz a música do padre Zezinho, que aproximadamente três mil romeiros, de 28 paróquias, lotaram 58 ônibus, na 31ª Romaria Diocesana de Piracicaba a Aparecida. A romaria contou com a participação do bispo diocesano Dom Fernando Mason, padres diocesanos, religiosos, diáconos e seminaristas.
No Santuário da Mãe Aparecida, Dom Fernando concelebrou a missa das 8h, juntamente com o bispo da Diocese de Blumenau (SC), Dom Rafael Biernaski. A celebração foi presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e transmitida pela TV Aparecida e também pelo site www.a12.com.
Mesmo sendo Dom Damasceno o presidente da celebração, a homilia foi de Dom Fernando. Ele lembrou que em momentos de crise, dizem que muitas pessoas procuram mais a religião, buscando fugir da realidade, mas na verdade não é assim que acontece. “Nestes momentos procuramos a Deus com mais intensidade e, muitas vezes, pela intercessão de Nossa Senhora, não para fugir da realidade e sim para abrirmos um maior espaço em nós para o Divino, para Aquele que é maior do que nós e nossas dificuldades”. Afirmou ainda que são nestes momentos que “encontramos a paternidade de Nosso Senhor e a maternidade de Nossa Senhora”.
Após a missa, os romeiros da diocese, Dom Fernando e vários padres fizeram uma caminhada até o Cruzeiro com a celebração da Via-Sacra.