Este ano não foi possível a realização das tradicionais procissões de Corpus Christi devido à pandemia da Covid-19. As procissões pelas ruas nesta data representam o sinal do Cristo que vai ao encontro de todos, para com todos permanecer. Apesar disso, muitos fiéis das paróquias da nossa diocese expressaram todo o seu amor a Jesus Cristo, no gesto de partilha com os irmãos necessitados.
Mesmo com as restrições à presença de fiéis nos templos, as paróquias dos 15 municípios que compõem a Diocese de Piracicaba organizaram um “Dia Eucarístico”, com exposição do Santíssimo Sacramento para Adoração Eucarística, oração pessoal e recepção da Sagrada Comunhão. Diversas ações solidárias também aconteceram na celebração desta importante solenidade da Igreja.
Celebrar a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo não pode ser uma simples recordação histórica, mas sim um desafio para o católico: agir como Jesus. No episódio da instituição da Eucaristia, a doação e a partilha são evidentes na fala e gestos de Cristo. Jesus dividiu e distribuiu o pão e o vinho, mostrando que a partilha é soma, é comunhão, é inclusão, principalmente no momento de grande dificuldade em que vivemos.