Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Claretianos celebram 90 anos de missão na cidade de Rio Claro

Claretianos celebram 90 anos de missão na cidade de Rio Claro

Maio/2019 - Edição 130 - Ano XIII

No ano em que a Diocese de Piracicaba celebra o Jubileu de Brilhante, a Congregação dos Missionários Claretianos festeja 90 anos de presença na cidade de Rio Claro. Atuando na região, antes mesmo da criação e instalação de nossa Igreja Particular, a Congregação sempre caminhou em comunhão com a diocese e foi responsável pela administração de muitas paróquias na cidade de Rio Claro.

Os missionários claretianos estiveram à frente das paróquias: Bom Jesus, Espírito Santo, São José Operário e, atualmente, são responsáveis pela Paróquia São Pedro e São Paulo. Os religiosos também atuaram durante vários anos como capelães da então Capela Curada Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ipeúna.

Na verdade, a presença claretiana confunde-se até mesmo com a história da cidade. Essa contextualização é essencial para se entender o desenvolvimento e o envolvimento missionário dos religiosos com o município.

Para celebrar este momento uma extensa programação foi desenvolvida pela Comissão dos 90 anos da Congregação, entre ela, está o lançamento do “Documentário dos 90 anos”, no dia 29 de maio, às 20h pela TV Claret e no dia 1º de junho, às 10h, no Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, localizado na Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, acontecerá a celebração da Missa de Ação de Graças aos 90 anos e, em seguida, às 11h30, a inauguração do Memorial Claretiano.

A Congregação dos Missionários Claretianos foi fundada em 16 de julho de 1849, em Vic, região da Catalunha (Espanha), criada por Antônio Maria Claret e mais cinco amigos sacerdotes. O objetivo deles consistia em anunciar o evangelho de Jesus Cristo para o mundo, de todas as formas possíveis, por meio de trabalho missionário. A partir daí, a Congregação se difundiu pelo mundo.

No Brasil, os Claretianos chegaram em 1895, quando um grupo de jovens missionários espanhóis chegou ao Porto de Santos para o trabalho de evangelização. Já na cidade de Rio Claro, a história dos Missionários Claretianos começou em 1929, com a criação do Seminário Claretiano.

Nesses 90 anos a história da congregação e da cidade de entrelaçaram. Nos primeiros anos a missão era o ensino para os jovens seminaristas, depois a missão foi ampliada para áreas de educação e comunicação.

Em 1971 foi criada a Sociedade Rioclarense de Ensino Superior, que em parceria com os Claretianos, fundou a FACCO (Faculdade de Ciências Contábeis, no ano de 1972; no mesmo ano a FATERC (Faculdade de Tecnologia de Rio Claro, e, em 1981 o IPETERC (Instituto de Pesquisa de Tecnologia de Rio Claro). Em 1990, além da ação educacional, a Sociedade Rioclarense de Ensino Superior fundou a TV Rio Claro.

Anos mais tarde, em 1996, os Missionários Claretianos assumem a Sociedade Rioclarense de Ensino e, no ano de 1997, todas as instituições de ensino incluindo o Colégio Integrado Universitário passaram a funcionar nas dependências do Seminário. Com isso, as antigas faculdades ligadas à Sociedade Rioclarense de Ensino passaram a ser conhecidas como Faculdades Integradas Claretianas.

No ano de 2005 foi fundado o Projeto Social Terra Nova, ampliando as atividades sociais dos missionários em Rio Claro e foram iniciadas as transmissões da Rádio Claretiana FM. E, no ano seguinte, devido ao crescimento no setor de comunicação, foi fundada a Rede Claret de Comunicação, englobando a emissora de TV e a de rádio.

Dez anos depois, em 2015 a congregação promoveu uma nova estrutura: o Claretiano – Rede de Educação que, desde então, uniu as unidades educativas do Brasil. Já em 2018, o Claretiano - Faculdade de Rio Claro tornou-se Centro Universitário, iniciando uma nova fase de conquistas na cidade. Com essa atualização, a instituição se tornou autônoma na oferta de cursos de graduação e pós-graduação e confirma hoje a sua tradição na educação.

A Diocese de Piracicaba é grata pelos 90 anos da presença da Congregação dos Missionários Claretianos na missão de evangelização do povo do Deus, seja nas paróquias, nas instituições de ensino e pelos meios de comunicação. 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções