“Jubileu (IÔVEL) Bíblico – Instrumento da Misericórdia e Justiça de Deus”, esse foi o tema da aula inaugural do Curso Diocesano de Teologia para Leigos, ocorrida no último dia 6 de fevereiro. A aula foi conduzida pelo teólogo e docente do curso, professor doutor Adelino Francisco de Oliveira. O tema também foi alusivo às celebrações do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba, que transcorrerão até setembro deste ano.
Com o auditório lotado, a aula foi aberta pelo coordenador do curso, padre Adalton Roberto Demarchi, que deu as boas-vindas aos novos alunos e ressaltou a qualidade dos docentes que ministram as aulas curriculares.
Ao discorrer sobre o tema, professor Adelino ressaltou que há o uso incorreto da palavra “Jubileu”. “Diferente das empresas que muitas vezes celebram o jubileu de existência de maneira vazia, na tradição religiosa e cristã, o jubileu é um chamado para um novo tempo: de restauração, justiça e equidade”, enfatiza o teólogo.
Entre os alunos que iniciarão o Curso Diocesano de Teologia este ano está Ana Lúcia Granzotto que atua como ministra extraordinária da comunhão na Sé Catedral Santo Antônio. “Quero conhecer mais a Palavra de Deus e minha Igreja, e assim, ao buscar esse aprendizado, aumentar minha fé”, afirmou. Pensamento compartilhado por Fernando Tadeu Nogueira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Claro. “Quero conhecer mais da Palavra e com isso ajudar a minha paróquia em sua caminhada como comunidade”, concluiu Nogueira.
Atualmente o Curso Diocesano de Teologia para Leigos conta com cerca de 410 alunos.
HISTÓRICO - Idealizada pelo terceiro bispo diocesano dom Eduardo Koaik (in memorian), o Curso Diocesano de Teologia para Leigos teve sua abertura oficial em 19 de fevereiro de 1992, quando ocorreu sua aula inaugural e contou com a participação de 250 pessoas inscritas para a primeira turma do curso. Confiada aos frades menores Capuchinhos, as aulas eram realizadas no Seminário São Fidélis. A partir de 2013, elas passaram a ser administradas integralmente pela Diocese de Piracicaba e ministradas no Centro Diocesano de Pastoral. No período de 1992 a 1994, foi dirigida pelo Frei Osmar Cavaca e no período de 1995 até fevereiro de 2012, pelo Frei Augusto Girotto, que faleceu em fevereiro do mesmo ano. Atualmente o Curso é dirigido pelo padre Adalton Roberto Demarchi e temos padre Marcelo Sales com vice-diretor.