Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Na Argentina, bispos pedem pacto educativo em sintonia com iniciativa global do Papa

Na Argentina, bispos pedem pacto educativo em sintonia com iniciativa global do Papa

Publicado em 3 de agosto de 2022 - 09:39:13

A Comissão Episcopal de Educação da Conferência Episcopal Argentina, presidida pelo arcebispo de Buenos Aires, cardeal Mario Aurelio Poli, propôs um "Pacto Educativo Argentino", em sintonia com o pedido do Papa Francisco a este respeito, explicando em uma mensagem que a educação deveria ser uma prioridade na atual situação sociopolítica do país.

Por uma humanidade mais fraterna

"Propomos um amplo encontro, em um espaço onde todos nós que consideramos a educação como uma prioridade nacional podemos nos encontrar: aqueles de nós que acreditam na escuta, no diálogo e no respeito às experiências compartilhadas, aqueles que superam barreiras, preconceitos e arestas para dar vida às ideias e ao pensamento criativo; aqueles de nós que acreditam que o trabalho da educação merece o máximo esforço para encontrar caminhos de consenso e compromisso; aqueles de nós que apostam na esperança de consolidar novos caminhos de cultura, ciência, verdade, bondade e beleza".

Os bispos ressaltam a consonância desta iniciativa com o Pacto Educativo Global, que Francisco anunciou em setembro de 2019, e lembram que naquela ocasião o Papa encorajou "esforços conjuntos para uma ampla aliança educacional a fim de formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido de relações para uma humanidade mais fraterna".

Construir a amizade social

A mensagem da Igreja argentina acrescenta: "Vemo-nos refletidos em grande parte de seu diagnóstico, ao mesmo tempo em que nos unimos ao seu desejo de que a educação seja um bem para todos, especialmente para as grandes multidões do mundo que hoje estão excluídas deste direito vital".

Consequentemente, "estamos entusiasmados com a ideia de empreendermos juntos um caminho, onde a amizade social dá origem a uma ação propositiva e confiante; uma educação aberta ao planejamento a longo prazo, que não se detém em condições estáticas".

Para que um novo humanismo possa ser composto

Desta forma, teremos pessoas abertas, responsáveis, dispostas a encontrar tempo para escutar, dialogar e refletir, e capazes de construir uma rede de relações com as famílias, entre gerações e com as diversas expressões da sociedade civil, para que um novo humanismo possa ser composto".

Os bispos concluem: "Através deste espaço queremos nos aproximar de todos os cantos da Argentina federal, ouvir a voz de seus protagonistas em matéria educacional e compartilhar os desafios das jurisdições provinciais".

 

Texto: Vatican News

Foto: Vatican Media

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções