Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • “Dão fruto mesmo na velhice”: a mensagem do Papa Francisco para o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

“Dão fruto mesmo na velhice”: a mensagem do Papa Francisco para o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Publicado em 12 de maio de 2022 - 14:03:53

O Vaticano apresentou, na terça-feira (10), a mensagem do Papa Francisco para o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). A data será celebra no dia 24 de julho, em todo o mundo – próximo à celebração dos dias de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus Cristo. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também exibiu o logo oficial do evento.

Na mensagem, o Santo Padre dirige-se aos idosos para lembrar que quem está numa idade avançada tem uma importante missão: ser “artífices da revolução da ternura” e de “libertarmos o mundo da sombra da solidão e do demónio da guerra”. O Papa convida, além disso, a redescobrir essa fase como “dom duma vida longa”.

O Santo Padre também ressalta que o dom de uma vida longa é um dom para toda a sociedade. “Bendita a casa que guarda um ancião! Bendita a família que honra os seus avós!”, disse. O Papa Francisco lembra também que o testemunho dos idosos é importante e significativo, e convida-os a ser mestres dum modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis. Esta missão começa na sua própria família, mas não termina nela, e inclui “juntamente com os nossos netos, muitos outros assustados que ainda não conhecemos e que talvez fujam da guerra ou sofram por causa dela”, apontou.

O Pontífice ainda convida os avós e idosos a continuarem a dar frutos e a viverem de forma particular a dimensão da oração. “O instrumento mais precioso e apropriado que temos para a nossa idade. Uma imploração confiante pode fazer muito: é capaz de acompanhar o grito de dor de quem sofre e pode contribuir para mudar os corações”, destacou.

Como celebrar?
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida aponta duas modalidades concretas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrar em cada paróquia uma missa dedicada aos idosos e ir ao encontro dos que não costumam receber visitas. Nas redes sociais, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será marcado com a hashtag #AvoseIdosos. No Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já começaram os preparativos.

Texto: CNBB

Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida / Divulgação

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções