Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Colômbia: presidente dos bispos consagra as famílias e todo o país a São José

Colômbia: presidente dos bispos consagra as famílias e todo o país a São José

Publicado em 21 de março de 2022 - 16:31:59

No sábado, 19 de março, solenidade de São José, o arcebispo de Bogotá e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), dom Luis José Rueda Aparício, consagrou as famílias e a Colômbia ao esposo de Maria, pai putativo de Jesus e patrono universal da Igreja, implorando dele a paz nas famílias e na nação sul-americana. 

Em uma cerimônia eucarística realizada na capela arquiepiscopal, o arcebispo da capital colombiana refletiu à luz da palavra sobre as três virtudes de São José que, disse ele, "servirão à nossa vida familiar e a toda a Igreja". Trata-se de São José "homem da fé, homem da ternura e defensor da vida".

Cumprir a missão que, como a S. José, o Senhor lhes confiou
Dom Rueda rezou para que São José ajude os pais a redescobrir essa grande missão de ternura dentro de cada lar, que, embora deva ser acompanhada pela autoridade, é vivida em diálogo com as novas gerações:

"Peço ao Senhor que, por intercessão de São José, vocês, queridos pais, tenham o dom da ternura unido com a autoridade, para que possam defender a vida de sua casa e, defendendo a vida de sua casa, possam cumprir a missão que, como a São José, o Senhor lhes confiou".

Valorizar o rosto feminino na família, na sociedade e na Igreja
O presidente da Conferência Episcopal Colombiana observou que a defesa da vida começa com as famílias e que a Colômbia hoje se caracteriza por várias ameaças à vida: "Sentimo-nos tristes e feridos quando vemos uma Colômbia incapaz de sair dos conflitos militares, sociais e políticos que causam tantas vítimas nas cidades e nas zonas rurais colombianas".

Dom Rueda dirigiu seu pensamento às mulheres que "viveram a dolorosa situação do aborto", ressaltando que o amor e o acolhimento da Igreja para com elas não faltam. E concluiu: "Peçamos a São José que interceda junto a Deus e nos ensine a acolher, a valorizar o rosto feminino na família, na sociedade e na Igreja. Somente assim, nessa combinação de missão masculina e feminina, o homem e a mulher e toda a família se tornarão defensores permanentes da vida, desde a fecundação até a morte natural".

Texto: Vatican News

Foto: Vatican Media

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções