Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Liturgia: Congresso Eucarístico Internacional pode ser ”autêntico sinal” de ”esperança e caridade para a unidade e a paz”

Liturgia: Congresso Eucarístico Internacional pode ser ”autêntico sinal” de ”esperança e caridade para a unidade e a paz”

Publicado em 8 de setembro de 2021 - 16:54:09

D. José Cordeiro presidiu hoje à Missa em Budapeste e afirmou na homilia que o Congresso Eucarístico, que está a decorrer na cidade, pode ser um sinal de “esperança e caridade para a unidade e a paz na Europa”.

“Que este 52º Congresso Eucarístico Internacional seja um autêntico sinal de fé, de esperança e de caridade para a unidade e a paz na Europa e em todo o mundo, porque a Eucaristia é sacramento que forma o corpo eclesial”, afirmou o bispo de Bragança-Miranda.

Para D. José Cordeiro, que é delegado da Conferência Episcopal aos Congressos Eucarísticos, a Liturgia, “sobretudo a Eucaristia” é “fonte e vértice da vida da Igreja” porque “toda a atividade da Igreja tende para a comunhão de vida com Cristo, sendo na Liturgia que a Igreja manifesta e comunica aos fiéis a obra da Salvação, realizada por Cristo de uma vez para sempre”.

Na homilia da Missa, no dia em que a liturgia católica celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora, D. José Cordeiro lembrou “a Mãe do Homem novo e a aurora do Mundo novo” e desafiou a “viver a existência humana à luz do Evangelho”.

“A nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho”, afirmou.

D. José Cordeiro referiu-se à festa da Natividade de Nossa Senhora como uma “expressão da universalidade eclesial”, experimentada também na “participação num Congresso Eucarístico Internacional”, enquanto “experiência forte da catolicidade da Igreja”.

“Na diversidade das línguas e culturas é que se encontra a unidade da fé da Igreja una, santa, católica e apostólica”, afirmou.

O 52.º Congresso Eucarístico Internacional, previsto para 2020 e adiado por causa da pandemia, tem como tema: “Todas as minhas fontes estão em Ti. A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã”; de Portugal participam 26 pessoas, e diversas dioceses.

O Papa Francisco presidirá à Celebração Eucarística de encerramento, a 12 de setembro, na Praça dos Heróis, de onde partirá para a viagem à Eslováquia.

Texto: Agência Ecclesia

Foto: Diomar Costa / Fotografia Religiosa

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções