Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Terremoto: Cáritas Internacional organiza campanha para angariar fundos para o Haiti

Terremoto: Cáritas Internacional organiza campanha para angariar fundos para o Haiti

Publicado em 16 de agosto de 2021 - 17:04:14

 A Cáritas Internacional organiza uma campanha para angariar fundos para apoiar a Caritas Haiti que tem “toda a rede”, “especialmente a equipa de emergência”, a participar nas operações de coordenação e ajuda à população atingida por um terramoto.

“Há uma demanda absoluta por alimentos, água, barracas, kits de higiene e primeiros socorros”, explica o diretor da Caritas Haiti, o padre Jean-Hervé François, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Cáritas Internacional.

Um terramoto provocou numerosas mortes, feridos e elevados danos materiais no Haiti, este sábado, dia 14 de agosto, às 8h30 locais, e o Governo declarou ‘estado de emergência’ durante um mês.

A população continua a procurar sobreviventes nos escombros após o sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter que abalou a região sudoeste do Haiti, contam-se “mais de 300 mortos, cerca de 1800 feridos e mais de mil prédios arrasados, incluindo igrejas, escolas e hospitais”.

“Toda a rede da Caritas Haiti, especialmente a equipa de emergência, está a participar nas operações de coordenação e ajuda nos três departamentos afetados”, disse o diretor da Caritas Haiti.

Os três departamentos são de Grande-Anse, na Diocese de Jérémie, Sud, que pertence à Diocese de Les Cayes, e Nippes, na Diocese de Anse-à-Veau-Miragoan.

Em Les Cayes, a residência do cardeal Chibly Langlois, presidente da Conferência Episcopal do Haiti, ficou danificada, segundo o comunicado, o bispo diocesano “ficou ferido” e um padre que morava na residência morreu sob os escombros.

O padre Jean-Hervé François acrescenta que o “acesso às áreas afetadas é difícil”, exemplificando que na área de Martissant, um acesso obrigatório para chegar ao sul do país, “está fechada por motivos de segurança”.

A Cáritas Internacional assinala que o terremoto “não podia ter acontecido num momento pior” para o país de 11 milhões de habitantes que “vive uma crise política desde que o presidente Jovenel Moïse foi assassinado, a 7 de julho”.

“Hoje, uma manifestação de solidariedade global é mais do que nunca necessária para levar o apoio necessário às vítimas desta crise”, disse o secretário-geral da Caritas Internationalis.

Aloysius John recorda que a Caritas Haiti está a responder a esta crise no contexto da pandemia Covid-19 e afirma que assistem “com compaixão e tristeza a mais um desastre natural que afeta a empobrecida nação do Haiti”, após o trágico terremoto ocorrido há 11 anos, e os numerosos ciclones e terremotos que se seguiram.

Em janeiro de 2010, o Haiti registou um terramoto de 7 graus na escala de Richter que causou 300 mil mortos e afetou 1,5 milhões de pessoas.

“Neste momento terrível, os nossos colegas da Caritas Haiti estão mais uma vez ao serviço de todos os necessitados. Quero assegurar à Igreja, à Caritas e ao povo haitiano a oração, a simpatia e o apoio de toda a confederação”, desenvolveu o secretário-geral da Caritas Internationalis.

A Cáritas Internacional está a dinamizar uma campanha de angariação de fundos para apoiar a Caritas Haiti e as doações podem ser feitas online.

O Papa Francisco apelou à ajuda da comunidade internacional para o Haiti, este domingo, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

Texto: Agência Ecclesia

Foto: Cáritas Internacional

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções