Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Covid-19: Cáritas Internacional alerta para aumento dramático de pessoas em risco de passar fome

Covid-19: Cáritas Internacional alerta para aumento dramático de pessoas em risco de passar fome

Publicado em 16 de julho de 2021 - 17:07:47

A Cáritas Internacional alerta para o “aumento dramático” do número de pessoas “em risco de passar fome” como uma das consequências da pandemia deCovid-19.

“Concretizar o direito à alimentação adequada e garantir a segurança alimentar para todos faz parte de uma visão que visa o desenvolvimento humano integral”, assinala a organização católica, em comunicado online, destacando que as suas organizações promovem há vários anos programas de segurança alimentar em dezenas de países.

A Cáritas Internacional alerta que o risco da fome chega a cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, apelando à promoção de programas de desenvolvimento humano integral.

A confederação indica que as atividades das suas instituições nacionais e regionais incluem programas de “melhoria dos meios de subsistência”, grupos de microfinanças, programas agrícolas comunitários, gestão da água, agricultura orgânica em pequena escala, transformação de produtos alimentares, cooperativas de sementes para mulheres, educação sobre o meio ambiente.

A região do Sahel, na África, enfrenta uma das “crises humanas de crescimento mais rápido do mundo” e a ‘Caritas Internationalis’ exortou governos, líderes locais e doadores a agir; no Níger, um dos programas da Cáritas nacional é oferecer “cabras às famílias” como parte do seu programa de subsistência, com o objetivo de “melhorar a vida dos pequenos agricultores”.

Outro exemplo destacado pela Cáritas Internacional é a atuação na crise da Venezuela: em 2018, a organização católica ajudava a população oferecendo “alimentos, remédios e suplementos nutricionais para combater a desnutrição”.

“Quando os alimentos não são disponibilizados a todas as pessoas, é o desenvolvimento humano pleno e integral que fica prejudicado. A questão é mais do que apenas a perda de alimentos, mas sim a perda da pessoa humana e da dignidade”, disse o presidente da ‘Caritas Internationalis’, cardeal Luis Antonio Tagle, falando na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a 30 de maio de 2016, em Roma.

Texto: Agência Ecclesia

Foto: Hermes Rivera / Unsplash

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções