Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Ano Missionário (6): A comunidade presencial

Ano Missionário (6): A comunidade presencial

Publicado em 22 de março de 2023 - 14:51:30

A vida em comunidade começou como uma questão de sobrevivência. Os homens aprenderam que viver em grupo facilitava a busca por alimentos, a defesa e a segurança dos membros e até mesmo a transmissão do conhecimento adquirido para as gerações mais novas. Com tempo, a comunidade passou a ser o ponto de referência dos indivíduos e, aos poucos, foi se estruturando a vida social, formada por diferentes comunidades. Até pouco tempo, a comunidade conservava um papel importante na vida dos indivíduos, como lugar da transmissão de valores humanos e da fé.

A experiência de vida cristã supõe a vida comunitária e o relacionamento entre as pessoas. O Cristo Ressuscitado apareceu aos discípulos quando eles estavam reunidos em um lugar fechado. De acordo com o relato do Evangelho, Tomé não estava com eles e, quando os outros discípulos anunciaram que tinham encontrado o Senhor, Tomé duvidou. Passados oito dias, o Senhor novamente apareceu aos discípulos enquanto estavam reunidos. Nas duas vezes, o Ressuscitado apareceu aos seus discípulos eles enquanto estavam reunidos. A partir disso, a presença do Ressuscitado na comunidade cristã sempre foi uma certeza, seja pela Palavra ou pela Eucaristia.

A experiência de uma comunidade virtual é uma construção recente, difundida e popularizada pelo uso da internet. As redes sociais criaram uma nova forma de relacionamento e não apenas de comunicação. Fazer amigos, estabelecer relacionamentos e criar comunidades temáticas, abertas ou fechadas, é uma possibilidade oferecida pelas diferentes redes sociais. Com a pandemia de covid-19 e a imposição do isolamento social, foi necessário estabelecer um novo formato de convivência à distância, com reuniões on-line, eventos não presenciais transmitidos e, entre eles, as missas.

O recurso da transmissão das celebrações foi a maneira encontrada para manter a comunidade unida aos seus pastores. As paróquias, mesmo com poucos recursos, começaram a transmitir missas, momentos de oração e catequese. Bispos, padres e muitos leigos também aproveitaram esses recursos para oferecer o conforto e a companhia da Palavra Deus. A comunidade cristã não ficou desamparada e mesmo à distância pôde ouvir a voz dos seus pastores. Na oração e na exortação, a comunidade se manteve unida da forma como se podia fazer.

Passada a pandemia, no entanto, é preciso retomar aquilo que é próprio da vida cristã, que é a vida comunitária. A comunidade de fé se reúne para ouvir a Palavra de Deus e celebrar os sacramentos, porque é dessa forma que ela se alimenta. A vida em comunidade, a presença física, não pode ser substituída pela convivência virtual. A situação extraordinária deve dar lugar novamente ao ordinário, pois a convivência pessoal é oportunidade de crescimento. No interior da comunidade, as diferenças e os conflitos são ocasiões concretas de conversão e de mudanças para todos.

O Ano Missionário Diocesano é a ocasião favorável para fazer a comunidade refletir e tomar a atitude de sair, deixando a segurança do templo, dos salões e salas de catequese, para ir ao encontro dos afastados. É a oportunidade de encontrar quem ainda está vivendo a experiência virtual ou quem nunca conheceu a alegria da vida cristã. O mesmo Espírito que soprou e fez abrir as portas do lugar onde os discípulos estavam e os impulsionou para a evangelização continua soprando e impulsionando a Igreja de hoje, fazendo novos discípulos e reunindo a comunidade para louvar o seu Senhor, Cristo Ressuscitado.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba 

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções