Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Encíclica Fratelli Tutti – décima parte

Encíclica Fratelli Tutti – décima parte

Publicado em 19 de janeiro de 2023 - 14:06:42

Papa Francisco em sua encíclica Fratelli Tutti afirma que para "nos encontrarmos e ajudarmos mutuamente, precisamos dialogar. Não é necessário dizer para que serve o diálogo; é suficiente pensar como seria o mundo sem o diálogo paciente de tantas pessoas generosas, que mantiveram unidas famílias e comunidades. O diálogo perseverante e corajoso não é noticiado como as desavenças e os conflitos; contudo, de forma discreta, mas além do que podemos notar, ajuda o mundo a viver melhor" (n° 198). Diálogo abre portas para todas as categorias de pessoas.

A encíclica esclarece que um país cresce quando dialogam de modo construtivo suas diversas riquezas culturais: a cultura popular, a cultura universitária, a cultura juvenil, a cultura artística e tecnológica, a cultura econômica e familiar, e a cultura dos meios de comunicação" (n° 199). O Papa continua: "Muitas vezes confunde-se o diálogo com algo muito diferente: uma troca de opiniões exaltadas nas redes sociais, muitas vezes causada por uma informação da mídia nem sempre confiável. Não passam de monólogos que avançam em paralelo, talvez chamando a atenção dos outros pelo tom agressivo" (n° 200).

O Papa argentino alerta que a "massiva difusão de fatos e reivindicações nas mídias de comunicação, na realidade, acaba muitas vezes por obstruir as possibilidades do diálogo, pois permite a cada um manter intactas e imutáveis as próprias ideias, interesses e opções, justificando-se com os erros alheios. Predomina o costume de difamar rapidamente o adversário, com adjetivos humilhantes, em vez de promover um diálogo aberto e respeitoso, no qual se procure alcançar uma síntese capaz de ir além. O pior é que essa linguagem [...] generalizou-se de tal maneira que é usada diariamente por todos" (n° 201).

O Papa é enfático em dizer que a "ausência de diálogo significa que ninguém, nos diferentes setores, está preocupado com o bem comum, mas sim em obter as vantagens que o poder proporciona ou, na melhor das hipóteses, em impor seu próprio modo de pensar. Assim, o diálogo será reduzido a meras negociações visando a obtenção de poder e de maiores vantagens possíveis, sem uma busca conjunta capaz de gerar o bem comum" (n° 202). "O diálogo social autêntico inclui a capacidade de respeitar o ponto de vista do outro, admitindo a possibilidade de que nele contenha convicções ou interesses legítimos" (n° 203).

A encíclica defende o debate público, pois o "debate público, se verdadeiramente der espaço a todos e não manipular nem ocultar informações, é um estímulo constante que permite alcancar de forma mais adequada a verdade ou, pelo menos, exprimi-la melhor. Impede que os vários setores se instalem, cômodos e autossuficientes, na sua maneira de ver as coisas e nos seus interesses limitados. Pensemos que as diferenças são criativas, criam tensão e, na resolução de uma tensão, está o progresso da humanidade’, citação do Papa extraída do filme sobre ele de Wim Wenders" (n° 203).

Papa Francisco diz que em "uma sociedade pluralista, o diálogo é o caminho mais adequado para reconhecer o que sempre deve ser afirmado e respeitado e que vai além do consenso ocasional. Falamos de um diálogo que precisa ser enriquecido e esclarecido por razões, argumentos racionais, perspectivas variadas, contribuições de diversos conhecimentos e pontos de vista [...]. Aceitar que há alguns valores permanentes, embora nem sempre seja fácil reconhecê-los, confere solidez e estabilidade a uma ética social" (n° 211). As verdades fundamentais devem sempre ser assumidas e defendidas.

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Rio Claro

REFERÊNCIA
FRANCISCO, Papa. Fratelli Tutti. Carta encíclica sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulus, 2020.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções