Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Qual a diferença de dízimo e dizimar?

Qual a diferença de dízimo e dizimar?

Publicado em 11 de janeiro de 2023 - 08:33:02

Dizimar vem do latim decimare, que significa “matar um a cada dez”. Daí advém a palavra dízimo, que é a décima parte. Dízimo ou dízima é o imposto correspondente à décima parte do rendimento.

A expressão mais apropriada a ser utilizada ao se referir ao dízimo é: contribuir com o dízimo.

Neste início de ano todos os fiéis dizimistas devem se esforçar para honrar com esse compromisso, sem recorrer a subterfúgios de deixar de contribuir ou reduzir o valor da contribuição no mês de janeiro quando temos mais despesas devido aos impostos que vencem nesse período. Pois os meus ganhos não diminuíram, mas sim meus gastos que aumentaram esporadicamente neste mês, e assim devo fazer um esforço para reduzir outras despesas e não o dízimo, uma vez que este é bênção, é compromisso, não é simplesmente um dispêndio de valor que vai me onerar monetariamente.

E tenha certeza, você cumpre seu compromisso com Deus através da fidelidade ao dízimo e Deus lhe abençoa muito mais. Por isso dizemos que dízimo é expressão de fé e compromisso com Deus através de sua Igreja.

Desejo a você e aos seus familiares um ano de 2023 repleto de bênçãos e que Deus faça cair sobre sua vida e a dos seus uma chuva de graças que ele reserva aos que têm fé, e o dízimo é um meio fundamental para exercermos esse dom.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções