Colunas

Pastoral Social

Publicado em 17 de novembro de 2022 - 17:37:07

Seguindo as orientações dadas por Jesus Cristo e de acordo com a Doutrina Social da Igreja, a Pastoral Social busca estar atuante na sociedade em diversas formas. Não quer ser a resposta, mas, com a ajuda da comunidade, pretende encontrar a melhor resposta para as diferentes situações vividas pelo povo de Deus.

De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Pastoral Social deve ser uma presença, um alerta, uma ação social e uma articulação-parceria (cf. https://cnbbs2.org.br/pastorais-sociais/), ou seja, a Igreja precisa estar presente entre os mais necessitados, olhando a situação que desagrada a Deus, denunciando aos órgãos competentes para que providencias sejam tomadas e, a partir daí, despertar para que algo novo possa acontecer. Gritar muitos gritam, porém, é necessário encontrar o caminho de saída. Como cada comunidade, ou cada grupo tem sua identidade própria, é preciso ver o que melhor atende as diferentes realidades. Não adianta querer padronizar o trabalho pastoral. 

Diante disso, é preciso promover uma mudança de vida em todos os níveis: social, econômico, religioso, político. Essa mudança vem do interior de cada pessoa, porém, numa sociedade sem objetivos, como atingir isso? O anúncio de esperança vem de diversas formas, através das pastorais da Criança, do Menor, da Sobriedade, Afro, Carcerária, da Aids, Pessoa Idosa, da Saúde, dos Migrantes, Surdos e Indígena. É saber olhar para quem está à nossa frente como Jesus olhava para aqueles que estavam ao seu redor e continua, até hoje, a olhar através da Igreja.

A Diocese de Piracicaba está buscando desenvolver um trabalho dentro das comunidades e, a cada dia, profissionais estão se apresentando para ajudar o nosso povo. São médicos, estudantes de diversas áreas, leigos e leigas com o coração aberto para caminhar, para ouvir e para abraçar aqueles que estão em situações difíceis. Pessoas que deixam momentos de lazer, da família para ser a família do Reino.

É dessa forma que o diálogo acontece quando todos, cristãos e não cristãos, unindo as mãos, buscam transformar a sociedade que Deus colocou diante de todos nós. Não queremos outra sociedade, mas queremos uma sociedade voltada para os mais necessitados, na esperança de que, um dia, “todos sejam um” (Jo 17,21a).

Padre Claudemir Aparecido da Rocha
Pároco da Paróquia Sant’Ana, em Piracicaba
Coordenador diocesano da Pastoral Social, Fé e Política

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções