Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • A família e os desafios de hoje

A família e os desafios de hoje

Publicado em 27 de outubro de 2022 - 10:07:59

Na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, do Vaticano II, a Igreja enfatiza que o matrimônio e o amor conjugal, por sua própria índole, se ordenam à procriação e educação dos filhos; afirma que os cônjuges, no ofício de transmitir a vida e de educar, são cooperadores do amor de Deus Criador e como que seus intérpretes.

Na realidade de nossos dias, as forças da sociedade incidem enormemente nas decisões pessoais. Por isso é cada vez mais desafiador falar de nossas realidades familiares.

Neste ano, a Semana da Família nos lembrou de que nas Bem-aventuranças encontramos um autêntico caminho de santidade familiar, que exige a renúncia de toda radicalidade sobre a vida de nossas famílias, levando-nos a pensar em propósitos que sejam capazes de proporcionar uma vivência madura e plena dos valores cristãos.

A vivência matrimonial não pode ser encarada como “fardo”, mas possibilidade de abertura ao chamado de Deus, à vivência de uma vocação de santidade, na qual somos chamados a agir, com liberdade e responsabilidade, pela realização plena do bem, do bom e do belo, não como obrigação, mas livre opção de vida.

Torna-se necessário recolocar no centro de nossa vivência a experiência do amor, que nos chama ao resgate da alegria e leveza da vida, à entrega confiante de que tudo é dom e graça e que a vida é um crescer e superar constantes.

Consequentemente, é preciso reinventar nossas ações de pastoral familiar, levando em conta a realidade de hoje, com as exigências deste mundo moderno, repensando as relações e a convivência familiar. Não podemos nos ater a pregações fundamentalistas, mas precisamos propor caminhos para que o ambiente familiar seja espaço de vivência plena da santidade.

A prática pastoral, portanto, não pode ser fundamentada no rigorismo, mas deve levar em conta os anseios, as esperanças e possibilidades de todas as pessoas, chamando a todos para que criem espaços virtuosos de vivência, favoreçam a vida e levem adiante a proposta do Amor de Deus, que promove a plena relação entre a consciência e o bem.

Assim, precisamos ter diante de nós o desafio constante de oferecer critérios claros, capazes de promover uma reflexão autêntica e viva, pois é na liberdade da consciência que faremos nossas escolhas. Por outro lado, não podemos esquecer que o desafio de promover uma fé viva é missão da Igreja (todos nós), inspirada pelo “Espírito” e não por convicções pessoais.

A consequência será uma ação pastoral movida pela caridade, incrementada pela ação de Deus, que não quer a morte, mas sim a vida para todos (Ez 33,11-12). Assim ajudaremos as famílias a redescobrir o significado do amor, uma palavra que “muitas vezes aparece desfigurada” porque “não é apenas um sentimento”, mas a livre decisão de “‘fazer o bem’ [...] sem exigir recompensas, apenas para doar e servir” (Amoris laetitia, 89-94).

A experiência concreta das famílias é uma escola extraordinária de vida. E será a partir dela que iremos constituir uma prática pastoral marcada pela ação do Espírito Santo.

Pe Adalton Roberto Demarchi
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara d’Oeste,
coordenador da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções