Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Chamados ao sacerdócio

Chamados ao sacerdócio

Publicado em 29 de setembro de 2022 - 17:07:20

O chamado de Deus é uma resposta humana ao projeto de Deus Pai no seu Filho, pelo Espírito Santo. Deste modo, o mesmo Espírito que chamou os discípulos, através dos séculos hoje continua nos chamando; neste sentido, esta é uma convocação do próprio Senhor, e nós impulsionados por Ele, somos como aqueles primeiros discípulos, os continuadores desta missão aqui e agora.

A Igreja, povo de Deus assumiu esta tarefa a fim de que o evangelho, boa notícia, chegasse a todos os corações: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo. Assim sendo, esta vocação está impregnada no coração daqueles que creem pois a eles foi anunciado. Sobre isto São Paulo nos fala: “ anunciar o evangelho não é motivo de glória para mim. Pois esta é uma obrigação que me foi imposta. (1 Cr 1,9).

O chamado de Deus neste sentido é inseparável do ser cristão, o que é chamado por Deus se sente impulsionado por uma força que não é humana, mas de Deus. É sempre oportuno lembrar que quem convoca é Deus. Assim, a comunidade na qual estamos inseridos é sempre o lugar privilegiado para fazer despertar em nós o chamado do Senhor. Deus nos chama na realidade de nossa vida, no trabalho, escolas, universidades, e aonde estivermos inseridos. Deus, tendo nos chamando à vida, por primeiro, também nos constitui como pessoas e nos chama individualmente. Depois, Deus nos chama também à fé e para fazer parte da sua família, sua Igreja de filhos e filhas de Deus.

Deus nos chama de modo especial ao sacerdócio, através de pessoas, acontecimentos e da nossa comunidade. Cristo nos convoca para avançarmos para Águas mais profundas. Sentindo-nos chamados por Ele respondemos: deixamos tudo para ganhar tudo. Seguimos uma pessoa, Cristo, e assim, somos envolvidos na mesma missão do Filho. Portanto, existe entre o chamado e o mestre uma estreita relação e, neste sentido, somos impulsionados para estarmos cada vez mais com o Mestre.

Neste sentido, José e Maria podem ser modelos, Maria santíssima tendo sido chamada pelo Senhor é exemplo de doação, desde o seu sim a Deus ela é aquela que se coloca a serviço quando sai às pressas para visitar a sua prima Santa Isabel, (Lc 39-45). Para ela a distância e os perigos num caminho desértico de aproximadamente cinquenta quilômetros não a impede de servir. Maria não tem medo pois sabe que Deus está ao seu lado sempre. São José, seja pelo exemplo de Pai, ou de discípulo, ele é sempre a figura daquele que faz a vontade de Deus, ou seja, José é justo. 

Enfim, o chamado de Deus é uma resposta livre do Deus que chama e do vocacionado que responde. Sendo assim, as nossas comunidades, paróquias e capelas, podem ser verdadeiros celeiros de vocações. Visto que é de lá que aprendemos a servir nos diferentes movimentos e pastorais. E neste servir, Deus convoca a todos para se doar cada vez mais. As nossas comunidades são também o lugar do envio, as nossas orações pelas vocações adquirem, portanto, um papel fundamental, dado que aquele que é chamado por Deus é sempre impulsionado pelo Espírito do Senhor e, somente após falar com o mestre ele se coloca a serviço pois sabe em quem colocou a sua esperança. Portanto, não tenhais medo pois o Senhor vos chama. “Jesus lhes disse: Venham após mim, e eu farei de vocês pescadores de gentes”, (Lc 4,19).

Pe. Arlon Niquison Beltrão da Silva
Reitor do Seminário Propedêutico "Imaculada Conceição"

 
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções