Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Mês da Bíblia: a palavra de Deus fundamenta o 5º Mandamento da Igreja

Mês da Bíblia: a palavra de Deus fundamenta o 5º Mandamento da Igreja

Publicado em 15 de setembro de 2022 - 08:39:18

 

 

A Igreja, em sua infinita Sabedoria que procede do coração de Deus, para nos ajudar no caminho de santidade, colocou em destaque alguns temas da fé católica a cada mês, e agora em setembro ela evidencia as Sagradas Escrituras, ou seja, a Bíblia, que deve ser nosso livro de cabeceira, onde buscamos nortear a nossa vida. E fundamentada na Palavra de Deus a Igreja instituiu 5 mandamentos essenciais para nossa espiritualidade cristã, dentre eles o 5º mandamento que é: 

Socorrer a Igreja em suas necessidades

Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7).

A Palavra de Deus fundamenta a fé católica e nos alerta para a necessidade dos católicos ajudarem as suas paróquias em tudo aquilo de que necessitam, e a melhor forma de fazer isso é a nossa contribuição regular e sistemática com o dízimo.

Não foi a Igreja que “inventou” o dízimo e nem se apropriou da Palavra de Deus para torná-lo obrigatório, mas o próprio Deus, criador de todas as coisas, colocou no coração humano essa prática salutar para desenvolver em nós o hábito da caridade e do desapego. E isso Deus fez e faz através das Sagradas Escrituras que contêm mais de 50 passagens bíblicas que nos alertam para a consciência de contribuir com o dízimo em sua Igreja.

E você, já é dizimista? Não? Então faça essa experiência de fé e de amor a Deus e aos irmãos.

Padre Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com

 

 

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções