Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Dia do médico, o presente que queremos

Dia do médico, o presente que queremos

Publicado em 18 de outubro de 2021 - 16:57:57

O dia do  médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, o padroeiro desta categoria profissional a qual pertenço com muito orgulho. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Nos Estados Unidos o dia do médico é comemorado em 30 de março, pois nesta data em 1942 foi aplicada a primeira anestesia em um paciente. Em outros países o dia e o mês variam bastante. Na maioria dos casos a data é uma homenagem a algum profissional que tenha se destacado nesta profissão que muito se assemelha ao sacerdócio por seu foco em servir ao próximo. 

Vidas
O maior presente que um médico pode ter é ver o resultado de seu trabalho, recuperando a saúde dos pacientes e salvando vidas. Salvar vidas não acontece só em casos graves, quando o paciente vai para a sala de cirurgia. Não. Os resultados mais expressivos acontecem muito antes, por meio da prevenção e do diagnóstico precoce. É exatamente a esta tarefa que venho me dedicando nos últimos 20 anos e, mais intensamente agora com o Hospital, a carreta e o Departamento de Educação, administrados pela Associação Ilumina.   

É importante esclarecer que somos uma entidade sem fins lucrativos que sobrevive de parceria público-privada com atendimento gratuito à população. Desde a inauguração, sensibilizamos,  pela ação do Departamento de Educação,  475 mil pessoas. Rastreamos 128 mil habitantes. Realizamos mais de 58 mil exames. Detectamos 880 casos de câncer sendo 80% iniciais. Salvamos 600 vidas! Por apenas uma teria valido a pena!

Mas tudo isso tem um custo de 500 mil reais por mês. A nossa arrecadação recorrente (aquela que contamos todo mês) gira em torno de 100 mil reais, e é composta de contratos de prestação de serviços com prefeituras(tabela SUS), doações pessoas físicas via site, doações de empresas mantenedoras – planos de cotas de patrocínio, telemarketing e o nosso Ilumina de Prêmios. Faltam, portanto todo mês 400 mil reais.  

Alguns aportes pontuais(uma única vez) altos (exemplo: emendas, doação de imóveis, repasses de grandes doadores pessoa física e eventos) nos trouxeram até aqui, equilibrando este déficit. São igualmente importantes. Mas com a pandemia e outros desafios, estes aportes diminuíram,  a despeito de todo o planejamento estratégico realizado pelo departamento de Desenvolvimento Institucional criado para construir a sustentabilidade da Fundação. 

A verdadeira obsessão da instituição é estabelecer a diversificação de fontes de captação de recursos recorrentes que garantam o funcionamento das atividades primordiais do Programa de Rastreio Ativo Organizado de Câncer, programa inovador capaz de mudar a realidade do Câncer no Brasil. 

Rastreio
O Programa possibilita o diagnóstico precoce em 95% dos casos, diminuindo o custo do paciente oncológico em 17 vezes. Estamos documentando esta metodologia, pois o Programa é inovador e o problema é que ainda não existe modelo de financiamento que preveja repasses, enquanto política pública. Parte da nossa missão é comprovar a custo efetividade da metodologia e nos tornarmos modelo replicável para qualquer município do país. Este é o desafio! Uma vez modelo, nos tornamos o case de sucesso para esta mudança de paradigma. E, deste ponto em diante, o Ministério da Saúde pode incorporar um modelo de financiamento que garanta a sustentabilidade não só da Associação, mas do modelo a ser implantado no Brasil, custo-efetivo que transforma a realidade do câncer. 

É importante ressaltar este olhar, pois quem vai co-criar a sustentabilidade do Ilumina serão os visionários, e não os mantenedores do “status quo” da medicina tradicional, onde o paciente doente procura ajuda no hospital que sobrevive da alta complexidade, da medicina privada e dos “escravos” da indústria farmacêutica. 

Entender isso, nos trouxe a maturidade para mudar os rumos da captação de recursos da nossa Fundação. Quem genuinamente está comprometido com a saúde é quem usufrui diretamente do nosso Programa, ou seja, a população que usa e acredita neste modelo inovador de promover a saúde. O povo participa, mantém e defende o serviço porque sente que a ele pertence. Por isso a nossa Campanha “Eu quero ter um milhão de amigos” é direcionada ao cidadão comum que vê valor no programa e sabe que o Hospital é dele! 

Mas registro  aqui também o nosso apelo aos que são defensores da causa, os que “pensam fora da caixa”, as empresas que valorizam a Prevenção como ferramenta de empoderamento de seus funcionários. Esperamos que todos atendam ao chamado! O Ilumina precisa de ajuda para continuar ajudando a população! Se você pensa como nós, venha dar um presente no dia do médico: entre em nosso portal www.associacaoilumina.org.br  e saiba como você pode nos ajudar a salvar vidas, hoje e sempre!!!

Dra. Adriana Brasil
Médica, cirurgiã de cabeça e pescoço, 
fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina que administra o Hospital e a carreta
educacao.adm@associacaoilumina.org.br

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções