Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Evangelização e Doutrina Social

Evangelização e Doutrina Social

Publicado em 5 de agosto de 2021 - 09:53:37

A Igreja é sempre solidária com os homens e com as mulheres de todos os lugares e crenças, anunciando-lhes o Evangelho e batalhando pela promoção humana para que eles e elas tenham uma melhor qualidade de vida. “A Igreja é, na humanidade e no mundo, o sacramento do amor de Deus e, por isso mesmo, da esperança maior, que ativa e sustém todo autêntico projeto e empenho de libertação e promoção humana” (p. 45). O ser humano é único e irrepetível na sua individualidade e aberto à relação com os outros na sociedade, de tal forma que o bem comum conquistado é garantia do bem pessoal.

A Igreja, como disse o Papa São Paulo VI, é perita em humanidade, por isso ela compreende a vocação e as aspirações dos homens e das mulheres, com suas alegrias, esperanças, angústias e tristezas. “Com o seu ensinamento social a Igreja quer anunciar e atualizar o Evangelho na complexa rede de relações sociais” (p. 46), fecundando e fermentando com o Evangelho a própria sociedade. A Igreja “não é indiferente a tudo o que na sociedade se decide, se produz e se vive, numa palavra, à qualidade moral, autenticamente humana e humanizadora, da vida social” (p. 46).

A doutrina social da Igreja atualiza a mensagem de libertação e de redenção de Cristo, o Evangelho do Reino. A Igreja testemunha ao homem, em nome de Cristo, sua dignidade própria e sua vocação à comunhão de pessoas, ensinando-lhes as exigências da justiça e da paz. Com sua doutrina social, a Igreja “não só não se afasta da própria missão, mas lhe é rigorosamente fiel. A redenção realizada por Cristo e confiada à sua missão salvífica é certamente de ordem sobrenatural” (p. 47). Jesus veio para assumir tudo do homem, exceto o pecado, abraçando todo ser humano.

A doutrina social faz parte integrante do ministério de evangelização da Igreja, fazendo com que o Evangelho seja aplicado à vida concreta do ser humano. Para a Igreja “ensinar e difundir a doutrina social pertence à sua missão evangelizadora e faz parte essencial da mensagem cristã, porque essa doutrina propõe as suas consequências diretas na vida da sociedade e enquadra o trabalho diário e as lutas pela justiça no testemunho de Cristo Salvador” (João Paulo II, Encíclica Centesimus annus, 5). A missão própria que Cristo confiou à Igreja não é de ordem política, econômica e social, mas de ordem religiosa.

A doutrina social da Igreja não entra em questões técnicas e nem apresenta ou defende sistemas ou modelos de organização social. A Igreja tem o dever “de elaborar uma doutrina social própria e com ela exercer influxo sobre a sociedade e as suas estruturas, mediante as responsabilidades e as tarefas que esta doutrina suscita” (p. 49). É um “direito seu evangelizar o social, ou seja, fazer ressoar a palavra libertadora do Evangelho no complexo mundo da produção, do trabalho, do empresariado, das finanças, do comércio, da política, do direito, da cultura, das comunicações sociais, em que vive o homem” (p. 50).

A Igreja tem o direito e ao mesmo tempo o dever de anunciar o Evangelho. A Igreja “não pode renunciar a ele sem se desmentir a si mesma e a sua fidelidade a Cristo: ‘Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho! (1Cor 9,16)’” (p. 50). Por fidelidade ao Evangelho, a Igreja não pode ficar indiferente às questões sociais.  Ela precisa “anunciar sempre e por toda parte os princípios morais, mesmo referentes à ordem social, e pronunciar-se a respeito de qualquer questão humana, enquanto o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou a salvação das almas” (Catecismo da Igreja Católica, cânon 747, § 2).

 

Pe. Antônio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Rio Claro

 

REFERÊNCIA
Pontifício Conselho “Justiça e Paz”. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções