Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Campanha “Julho Verde” traz esperança

Campanha “Julho Verde” traz esperança

Publicado em 26 de julho de 2021 - 14:16:05

A 6ª Campanha Julho Verde 2021 chega no momento em que o país enfrenta a 3ª onda de Covid-19. O medo pelo risco de contágio pelo coronavírus impactou 43% dos pacientes em tratamento de câncer, segundo o Instituto Oncoguia. Para a Fundação Ilumina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o momento é de reforçar as ações, pois o câncer não pode esperar.

O Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço é 27 de julho, data criada pela International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de cabeça e pescoço. A campanha adotou a cor verde por representar esperança para os pacientes.

Este ano, a campanha enfrenta uma situação inédita e desafiadora, uma vez que a OMS reconhece os resultados negativos da pandemia no tratamento do câncer. Milhares de pessoas em todo o Brasil deixaram de fazer exames, o que impediu o diagnóstico em estágio inicial. Em um grande número de cidades, pacientes interromperam o tratamento por insegurança, medo ou por falta de atendimento.

Quanto mais avançado o câncer, menor a chance de cura e mais agressiva fica a doença. As lesões iniciais têm um prognóstico melhor. Já nos estágios avançados, a sobrevida pode cair para menos de 50% em 5 anos. As sequelas de um câncer de cabeça e pescoço são emocionais e também financeiras, por necessitar de muitos recursos o que resulta em tratamento extremamente caro.

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Entre as neoplasias malignas, o câncer de cavidade oral é o sétimo mais comum no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, no Brasil, em 2021, ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo em torno de 48 mil os que envolvem a área da cabeça e pescoço. O câncer de pele não melanoma, que é um dos tipos de câncer de cabeça e pescoço, será o mais incidente (177 mil), representando 27,1% de todos os casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.

Os sintomas podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, esses sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Quando duram mais que 21 dias é um sinal de alerta.

O fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço e, se associado ao consumo de álcool, sobe para dez vezes. Portanto, a prevenção inclui hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, boa higiene bucal, uso de preservativo (camisinha) na prática do sexo oral, manutenção do peso corporal, uso de protetor solar, não exposição prolongada ao sol e vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.

De outubro de 2018 a março de 2021, a Fundação Ilumina rastreou 128 mil pessoas. Desse total, 549 tiveram confirmação de câncer, a maioria em estágio inicial, ou seja, com 95% de possibilidade de cura. 177 casos eram de câncer de cabeça e pescoço. Infelizmente este índice de casos confirmados precocemente é um dos maiores do Brasil. Por isso, são importantes todas as campanhas de prevenção como a Campanha Julho Verde.

Dra. Adriana Brasil
                Médica, cirurgiã de cabeça e pescoço,
fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina que administra o Hospital e a carreta

educacao.adm@associacaoilumina.org.br

 
 
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções