Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Justiça e Misericórdia

Justiça e Misericórdia

Publicado em 22 de julho de 2021 - 10:14:36

O Papa Francisco, desde o início de seu Pontificado, em março de 2013, sempre insiste na relação entre justiça e misericórdia, dizendo que a Igreja tem a obrigação de anunciar e testemunhar a misericórdia a um mundo carente dela. Este mundo, porém, “prefere falar de justiça, de direitos humanos, de justa distribuição dos bens, de legalidade em nível local e nas relações entre os povos, e considera o discurso sobre a misericórdia como diferente do discurso da justiça e de qualquer modo menos importante” (SORGE, p. 130). A misericórdia precisa sempre ser vivenciada e praticada.

A justiça “exige que se dê a cada um aquilo que lhe é devido, a misericórdia, porém, pede que se dê ao outro também aquilo que não lhe é devido” (p. 130). A misericórdia pede o perdão pelo dano recebido e pela injustiça sofrida.  Misericórdia e justiça “são duas faces da mesma moeda; uma não pode passar sem a outra. Integram-se e completam-se mutuamente. A justiça sozinha não basta para construir a cidade do homem; precisa-se também da misericórdia. Por sua vez, a misericórdia precisa de basear-se na justiça, que é o primeiro degrau do amor” (p. 130).

Na Bíblia Sagrada, a revelação de Deus como Pai misericordioso dá-se apenas progressivamente e se desenvolve junto com o crescimento cultural do povo eleito. A manifestação do amor gratuito de Deus torna-se mais clara através do testemunho dos profetas. A “revelação de Deus como amor gratuito e misericordiosos alcança a sua plenitude em Cristo. Com Jesus, a dimensão jurídica da aliança com Deus não falta, mas a lei é sublimada e encontra o seu cumprimento no amor” (p. 131). Em muitas parábolas nos Evangelhos podemos ver o amor incondicional de Deus por nós.

As imagens de Deus misericordioso, no Novo Testamento, levam vantagem sobre a imagem de um Deus punitivo, ligado à primazia da lei apresentado no Velho Testamento. Deus é um Pai que nos ama gratuita e indistintamente. Para Ele, justiça e misericórdia não são dois aspectos contrastantes entre si, mas duas dimensões de uma única realidade. A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime “o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo a ele uma possibilidade ulterior para arrepender-se, converter-se e crer” (p. 133).

A observância da lei “é necessária, mas é preciso superar uma visão meramente legalista. A misericórdia não é uma espécie de ‘bondade’, alternativa à justiça. Exprime, ao contrário, a necessidade do encontro entre réu e vítima, que vai além do legalismo e oferece a ocasião para o réu admitir e superar o mal feito e para a vítima superar o mal recebido, perdoando” (p. 134). A Igreja não pode nem deve substituir o Estado, mas ela não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça. Todos somos chamados a nos preocupar com a construção de um mundo melhor.

O amor verdadeiro a Deus passa pelo compromisso com a justiça social e com a promoção do pobre, que sofre injustiça e é marginalizado. O pobre precisa da nossa misericórdia para com ele. A opção preferencial pelos pobres faz com que nos assemelhemos ao Pai misericordioso e sejamos sinal e fermento para encontrar a justiça e o amor nas relações entre as pessoas. Precisamos ter coragem de dar pequenos passos para a construção da civilização do amor, como dizia o Papa Paulo VI. É o próprio Jesus quem nos ensinou que tudo o que fizermos ao pobre, estamos fazendo a Ele mesmo.

Pe. Antônio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Rio Claro


REFERÊNCIA
SORGE, Bartolomeo. Breve Curso de Doutrina Social. São Paulo: Paulinas, 2018.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções