Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Palavra do Bispo: Que é a verdade?

Palavra do Bispo: Que é a verdade?

Publicado em 25 de maio de 2021 - 14:59:00
A busca pela verdade ou pelo conhecimento é algo natural dos seres humanos. Diante de um acontecimento, ainda não explicado, a mente humana é movida pela curiosidade de saber o que se passa. Além de buscar o conhecimento, o ser humano também passa aos outros aquilo que aprendeu e, assim, o conhecimento não se perde. Esses dois movimentos (conhecer e ensinar) garantem a transmissão e, ao mesmo tempo, a verificação e o aprofundamento da verdade.
 
A busca pela verdade, ou seja, a busca por uma metodologia segura para alcançar o conhecimento da verdade, é um esforço muito antigo que a filosofia vem fazendo ao longo da história. Diferentes correntes filosóficas têm argumentado a favor e contra a possibilidade de encontrar e confirmar a verdade. De fato, a busca pela verdade constitui o problema fundamental da filosofia e dos seus métodos. Segundo Sócrates, filosofo grego, existem verdades universais, que são válidas para todos, em todo tempo e lugar e, para conhecê-las, é preciso pensar sobre elas.
 
No âmbito da fé, também encontramos a problemática e a discussão em torno da verdade. Segundo a Sagrada Escritura, a verdade existe e pode ser conhecida, porque está ao alcance de todos. São João afirma, no Evangelho, que a verdade está em Deus e que alcançar a verdade é encontrar a libertação (Jo 8, 32). No diálogo entre Pilatos e Jesus a inquietação sobre a verdade aparece na forma de uma pergunta: “Que é a verdade?” (Jo 18, 38).
 
A razão e a fé não são caminhos opostos na busca da verdade, ao contrário, são como que duas asas, que trabalhando juntas, impulsionam ao conhecimento e à certeza do encontro com a verdade. Jesus afirma que, ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6), e essa afirmação é central para a fé cristã. No mistério do Verbo encarnado, o Filho de Deus que se fez homem, assumindo a nossa natureza, se encontra a revelação da vontade de Deus sobre a pessoa humana. Nesse caminho de conhecimento, a fé e a razão recebem auxilio do Espirito, que veio para consolar e ensinar aos discípulos de Cristo o que é a Verdade (Jo 14, 26).
 
Uma das marcas do nosso tempo é a valorização extrema da subjetividade, isto é, tudo depende do sujeito. Por isso, também, a dúvida e a rejeição da verdade absoluta e aceitação das verdades subjetivas. Como discípulos de Jesus, nós não temos dúvida sobre a Verdade, mas precisamos encontrar caminhos para apresentá-la. Esse caminho passa mais pelo testemunho que pelas palavras. Antes de tentar convencer alguém daquilo que acreditamos, é preciso viver aquilo que acreditamos. Isso também é obra do Espírito a serviço da Verdade.
 
Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba
 
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções