Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Para ler o Evangelho de Lucas

Para ler o Evangelho de Lucas

Publicado em 7 de julho de 2020 - 11:27:25

Lucas é o terceiro Evangelho do NT e foi escrito numa comunidade profundamente grega, por volta do ano 85 d.C. O autor conheceu o Evangelho de Marcos e o usou como base, mas também adicionou algumas memórias próprias e destacou diferentes aspectos de Marcos.

A obra de Lucas é o Evangelho (obras de Jesus no Espírito Santo) e o livro dos Atos dos Apóstolos (obras do Espírito Santo na Igreja de Jesus). Em termos literários, Lucas e Atos são os textos mais bem escritos do Novo Testamento.

As comunidades de Lucas escreveram o Evangelho diante de uma nova situação: Jerusalém e o Templo foram destruídos e a comunidade cristã daquela cidade não existe mais. As comunidades judaicas rejeitam cada vez mais as comunidades cristãs (que estavam cheias de pagãos = gente não judia) e que não esperam mais pela vinda próxima de Jesus. Existia o perigo de esquecer o Antigo Testamento e não vivenciar o seguimento de Jesus. Também havia os gnósticos (grupo fechado que transformava a fé em uma ideologia espiritualista).

Nesse contexto, Lucas retomou o caráter histórico da fé que nasce de fatos reais e se realiza na história humana. Seu trabalho vai da Galileia a Jerusalém (Evangelho) e de Jerusalém a Roma, capital do mundo (Atos). Assim, Lucas se junta ao AT, mas ao mesmo tempo se distancia dele, enfatizando o universalismo da fé (Roma) e colocando o centro da História em Jesus. Abandonou a ideia do retorno imediato do Senhor, deixando o fim totalmente indeterminado (21,9). Jesus é chamado de Kyrios (Senhor), de profeta dos pobres, já no início de sua missão (4,18), e, especialmente, de Salvador (2,11).

Lucas enfatiza Jesus em sua proximidade, sua misericórdia e salvação integral. A proximidade, sobretudo, dos pobres, pecadores, marginalizados (excluídos da salvação pelos ’justos’ da época) e das mulheres, um ponto muito marcante; sua misericórdia com todos eles, como um reflexo da misericórdia de Deus (ele tem páginas inesquecíveis sobre misericórdia); salvação integral, espiritual e social. Para uma melhor leitura do Evangelho de Lucas, propomos o seguinte esquema:

- Prólogo: 1,1-4
1 — Narrativa do Nascimento e Infância de Jesus: 1,5—2,52
2 — Atividade de Jesus na Galileia: 3,19—9,50
3 — Caminhada a Jerusalém; 1ª Parte: 9,51—13,30
4 — Nova Caminhada a Jerusalém; 2ª Parte: 13,31—19,27
5 — Jesus em Jerusalém (tensão, conflito, morte e vitória): 19,28—24,43
- Epílogo: 24,44-53

Lucas usa três recursos muito importantes: 1) alegria e misericórdia, especialmente para os pobres, marginalizados e pecadores, com contínuo entusiasmo, desde o nascimento de Jesus; 2) o Espírito Santo, raiz dessa alegria, aparece muito nos dois livros (Lc e At), com um grande paralelismo entre o início de Jesus e o da Igreja, ambos conduzidos no Espírito; 3) oração: é o evangelho em que Jesus aparece mais frequentemente em oração.

O seguimento de Jesus não se dá pela proximidade do fim, mas pela misericórdia e salvação em 5 passos:1) Abandonar o pecado (ex: Pedro, Lc 5,8); 2) Forte desapego econômico, deixando a riqueza e confiando em Deus (ex: Zaqueu, 19,1-10); 3) Ouvir a Palavra de Deus (ex: Maria, 2,19,51b; 11,27-28); 4) Vigilância contínua para realizar a Palavra (ex: 12,35-40); 5) A oração contínua, com muitos ensinamentos e o exemplo de Jesus. O Evangelho de Lucas quer nos levar a acolher Jesus Mestre, dando esses 5 passos na nossa vida. Paz e bem a todos.

Pe. Demetrius dos Santos Silva
Biblista e docente do Curso Diocesano de Teologia
 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções