Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Dom Devair lamenta morte do Cardeal Dom Cláudio Hummes: “Um grande homem da Igreja, preocupado com questões sociais”

Dom Devair lamenta morte do Cardeal Dom Cláudio Hummes: “Um grande homem da Igreja, preocupado com questões sociais”

Publicado em 4 de julho de 2022 - 11:06:07

Foto: Divulgação / CNBB

Morreu nesta segunda-feira (4), em São Paulo, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, franciscano da OFM, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Segundo comunicado do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Cardeal Hummes faleceu aos 87 anos, "após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus" (leia abaixo a nota de falecimento na íntegra).

O velório será na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde também serão celebradas missas. O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, lamentou o falecimento de Dom Cláudio Hummes: "Foi um homem de grande envergadura, um homem da Igreja, sempre voltado para questões importantes da Igreja, como as questões sociais", disse.

"Cardeal Hummes foi arcebispo de São Paulo antes de ir trabalhar com o Papa Bento XVI. Ele assumiu a arquidiocese logo após Dom Evaristo Arns, então, teve a missão de dar continuidade e levar adiante todos os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. Depois, quando atuou como prefeito da Congregação para o Clero, esteve no Brasil muitas vezes visitando padres e bispos, sempre preocupado com essas questões", lembra Dom Devair.

O bispo de Piracicaba, que trabalhou como secretário durante o Sínodo dos Bispos de 2001, lembra que Cardeal Hummes esteve à frente do Sínodo para a Amazônia (em 2019) e tinha proximidade com o Papa Francisco. 

"Durante o Sínodo da Amazônia foram debatidas questões muito relevantes sobre a ecologia, mas Dom Cláudio pensava sobretudo nas pessoas também, para que as pessoas tivessem seu devido valor e dignidade reconhecidos", recorda Dom Devair, que acrescenta: "Cardeal Hummes era um homem da Igreja e que teve grande reconhecimento do Papa. Na última eleição, ele estava ao lado de Francisco. Foi alguém em quem o Santo Padre confiou e de quem recebeu muita ajuda".

"Rezemos pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, para que Deus o recompense pelo grande bem e serviço que fez à Igreja, mas também pelo seu grande testemunho de fé", concluiu o bispo de Piracicaba. 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções