Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Vídeo da série sobre instituição do ministério de catequista conta com reflexão da irmã Aparecida Barboza

Vídeo da série sobre instituição do ministério de catequista conta com reflexão da irmã Aparecida Barboza

Publicado em 28 de junho de 2022 - 16:15:30

Para auxiliar nos itinerários formativos de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos.  

Para esta última semana de junho foi divulgado o terceiro vídeo da série com uma reflexão feita pela irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética, o Grebicat.

No vídeo, a irmã Maria afirmou que ao instituir o ministério do catequista, o Papa Francisco fundamenta sua decisão nos textos bíblicos.

“Ele mostra que existe na Igreja desde as suas origens grandes variedades de serviços, tarefas e funções. Basta olhar as cartas Paulíneas, pois nelas constam diversidades de ministérios; aliás, os ministérios nasceram por causa da necessidade da comunidade”, salienta.

Entre esses serviços, conforme a irmã, estão o dos mestres que ensinam e educam na fé, que é equivalente ao que denomina-se hoje de ministério do catequista. “Veja que o ministério do catequista nasce do coração da Palavra de Deus e a ela se serve”, afirma.

Ainda segundo a irmã é curioso que a expressão ministério não aparece na Bíblia enquanto termo, mas aparece como função e serviço eclesial.

Veja, abaixo, a reflexão na íntegra:

A Série
Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a proposta é que os catequistas assistam os vídeos em grupo ou em casa para que depois possam refletir com a coordenação da equipe de formadores da diocese ou paróquia. 

Os 12 vídeos serão colocados à disposição dos interessados. Eles estarão disponíveis no canal Catequese do Brasil, no YouTube, e nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). 

Texto: CNBB 

Imagem e vídeo: Divulgação / CNBB

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções