Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Vídeos formativos auxiliam catequistas em vista da instituição do ministério de catequista

Vídeos formativos auxiliam catequistas em vista da instituição do ministério de catequista

Publicado em 26 de maio de 2022 - 15:11:36

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos para auxiliar nos itinerários formativos de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista.  

Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a proposta é que os catequistas assistam os vídeos em grupo ou em casa para que depois possam refletir com a coordenação da equipe de formadores da diocese ou paróquia. 

Ele explica que serão disponibilizados gradativamente 12 vídeos para ajudar as coordenações de catequese neste caminho formativo:

“É importante salientar que vamos seguir o caminho formativo do ser do catequista (formação humana e cristã – dimensão vocacional); o saber (catequista como testemunha e guardião da memória de Deus); o saber fazer (catequista como mestre e mistagogo)”, disse.

“Também é importante salientar neste itinerário a boa convivência no grupo de catequistas e comunidade e, por fim, a capacidade de discernir a vontade de Deus em sua missão de transmitir a fé”, afirmou o padre. 

Os vídeos acompanham os temas indicados no subsídio publicado pelas Edições CNBB, o “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”, elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

“A Comissão com a ajuda de bispos e peritos em catequética elaborou este precioso material que deseja ajudar as arquidioceses e dioceses no processo formativo de seus catequistas em vista da instituição do ministério”, salientou o padre Jânison. 

Mariana Venâncio, assessora da Comissão, explica que no subsídio estão os critérios para o discernimento de quem serão os catequistas instituídos como ministros e também dois itinerários formativos – um para catequistas atuantes e o outro para catequistas iniciantes. 

“No itinerário dos atuantes, prometemos uma série de vídeos para auxiliar no processo e são esses os vídeos que lançaremos a partir de então”, explicou Mariana. 

Os 12 vídeos serão colocados à disposição dos interessados. Eles estarão disponíveis no canal Catequese do Brasil, no YouTube, e nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). 

Confira o primeiro vídeo, intitulado “Introdução ao ser do Catequista”:

Texto, foto e vídeo: Divulgação / CNBB

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções