Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Faleceu dom José Geraldo da Cruz, bispo emérito da diocese de Juazeiro (BA)

Faleceu dom José Geraldo da Cruz, bispo emérito da diocese de Juazeiro (BA)

Publicado em 4 de abril de 2022 - 14:39:56

A diocese de Juazeiro (BA) comunica o falecimento nesta segunda-feira, 4 de abril, de seu bispo emérito, dom José Geraldo da Cruz. Ele havia sido diagnosticado com câncer de próstata, em maio de 2021, doença contra a qual vinha travando uma batalha desde então, mas faleceu em decorrência de um infarto no hospital de Muriaé (MG), cidade onde reside seus familiares.

O sepultamento acontecerá na cidade de Muriaé nesta terça-feira, 5 de abril, a pedido da família. Após ser cumprido o tempo exigido, seus restos mortais serão trasladados para a diocese de Juazeiro. Será celebrada, amanhã, 5 de abril, às 18h, na catedral santuário Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, a santa missa das exéquias em sufrágio por dom José Geraldo. As atualizações das informações serão disponibilizadas nas redes sociais da diocese.

Trajetória pessoal e eclesial
Dom Geraldo é natural de Muriaé (MG). Nasceu em 8 de agosto de 1941. Religioso da Congregação dos Agostinianos da Assunção, ele fez sua profissão religiosa dia 14 de maio de 1961, foi ordenado sacerdote em 1º de maio de 1969, em Belo Horizonte (MG). No dia 4 de junho de 2003 foi nomeado como o terceiro bispo de Juazeiro (BA) pelo então Papa João Paulo II, sendo sagrado em 16 de agosto do mesmo ano. Adotou como lema episcopal: “Venha a nós o vosso Reino”.

Assumiu sua missão em Juazeiro em 30 de agosto de 2003. Em seu governo pastoral, o bispo da congregação Assuncionistas, buscou uma continuidade com o legado de seus antecessores e dar acento à formação de um clero local e de seminaristas, tendo como resultado é uma quantidade maior de padres assumindo as paróquias.

Também houve, no período de seu governo, a incorporação do município de Uauá à diocese, assim como a fundação de novas paróquias, que aos poucos foram dando outra configuração geográfica ao território diocesano. Também foram criadas outras pastorais, como a Pastoral da Pessoa Idosa, Comunicação e Universitária. Vem sendo dada uma reanimação na Catequese.

Houve, também, uma maior preocupação com a questão administrativa, de se criar uma estrutura mais aparelhada para dar conta das atividades pastorais. Durante a gestão de dom Geraldo, foi celebrado os 50 anos de fundação da diocese de Juazeiro e a elevação da Catedral diocesana à Santuário Nossa Senhora das Grotas.

Próximo a completar 75 anos,  dom José Geraldo pediu ao Papa a nomeação de um bispo coadjutor que o sucedesse no pastoreio de Juazeiro. Assim, em setembro de 2016 passa o comando da diocese para seu quarto bispo. Como bispo emérito, permaneceu morando em Juazeiro, terra que elegeu para viver e continuar a servir.

Condolências
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de condolências, por ocasião da morte de dom José Geraldo da Cruz. Leia esta matéria na íntegra e a nota da CNBB aqui: https://www.cnbb.org.br/faleceu-dom-jose-geraldo-da-cruz-bispo-emerito-da-diocese-de-juazeiro-ba/

Texto e imagem: Divulgação / CNBB

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções