Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Série “Mulheres na Missão” celebra 1 ano com live neste Dia Internacional da Mulher

Série “Mulheres na Missão” celebra 1 ano com live neste Dia Internacional da Mulher

Publicado em 7 de março de 2022 - 14:24:30

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher – dia 08 de março, e um ano da série de lives “Mulheres na Missão”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza nesta terça-feira (8), a live “Mulheres na Missão – desafios e esperanças”.

De acordo com a comissão, o objetivo da live é “continuar abrindo espaços de reflexão para o reconhecimento da mulher em sua reflexão e ação em colaboração com todas as forças eclesiais na missão de evangelização da sociedade contemporânea”.

Na edição desta terça-feira, (8), às 15h, nas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook), a assessora da comissão, irmã Sandra Regina Amado e a assessora de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e integrante da coordenação do Conselho Missionário Regional, Victória Holzbach vão bater um papo com a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, a assistente social, Gelci Maria Unser e a mestre em Teologia e presidente do Conselho Nacional de Institutos Seculares, Moema Muricy.

Segundo a assessora da comissão, irmã Sandra Amado, o programa “Mulheres na Missão” quer continuar abrindo espaços para reconhecer, valorizar a presença, a reflexão e a ação das mulheres na missão da Igreja do Brasil e do mundo.

“O espaço Mulheres na Missão receberá convidadas para fazer uma abordagem sob a perspectiva da mulher sobre temas variados e que tocam temas significativos para a ação missionária da mulher na Igreja para possam ser resinificados mediante o olhar feminino e em colaboração com todas as forças eclesiais que possam contribuir na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna”, destaca.

Série “Mulheres na Missão”
A série “Mulheres na Missão”  foi iniciada em 8 de março de 2021 e tem como objetivo dar visibilidade à contribuição da mulher na missão da Igreja no Brasil e no mundo já que na maioria das vezes, são as mulheres que levam em frente as atividades missionárias na Igreja.

Com a temática: “Retrato atual: presença feminina na missão eclesial”, a live teve como convidada a presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro, que em janeiro de 2021, foi nomeada pelo papa Francisco para ser consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) da Cúria Romana.

A série “mulheres na missão” tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no brasil a partir do olhar feminino e concretiza a proposta de vivência da missão prevista no programa missionário nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).

Dia Internacional da Mulher – 8 de março
Historicamente, a data surgiu em homenagem às manifestações de operárias pela redução da jornada de trabalho, na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX. A data emblemática faz referência ao dia 08 de março de 1857, quando 129 mulheres tecelãs de uma fábrica em Nora Iorque foram reprimidas pela polícia e, ao refugiarem-se nas dependências da fábrica, foram trancadas e carbonizadas no local, informação da Ana Beatriz Magalhães para uma reportagem do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde.

Segundo o blog da Saúde, a data começou a ser comemorada após a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, quando o dia foi proposto em homenagem às tecelãs. Um ano mais tarde, quando milhares de mulheres se manifestaram na Europa, o dia passou a ser celebrado no mundo inteiro.

Acesse aqui o canal da CNBB no Youtube

Texto e imagem: Divulgação / CNBB

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções