Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas será realizado em João Pessoa (PB)

4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas será realizado em João Pessoa (PB)

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 - 15:21:00

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), promovem o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). O evento, uma das iniciativas da programação do Ano Jubilar Missionário, acontecerá nos dias 11 a 17 de julho de 2022, em João Pessoa, Arquidiocese da Paraíba.

O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Pretende reunir 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Para garantir êxito na realização do evento, as POM e a coordenação nacional dos COMISEs contam com a parceria e o apoio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Inscrições acontecem por regionais
O número de vagas, para cada Regional, foi encaminhado para os coordenadores regionais dos COMISEs. Eles distribuirão as vagas nos Regionais e repassarão informações sobre as inscrições dos participantes tendo como critério a representatividade das etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração e síntese), das dioceses e das casas de formação religiosas, formadores e reitores, bispos e convidados.

Para envolver o maior número de seminaristas e formadores na reflexão sobre a temática do Congresso, será enviada uma Cartilha com roteiros de encontros. É recomendável que o subsídio seja estudado pelos seminaristas, de todas as etapas de formação, durante o 1º semestre de 2022. O COMISE distribuirá a Cartilha pelos seminários no Regional.

Para os COMISEs, em diversos níveis, é recomendado programarem outras iniciativas de formação missionária para os seminaristas em sintonia com o tema do Congresso. Essas iniciativas poderiam servir como pré-Congresso (1º semestre) e pós-Congresso (2º semestre).

Texto: CNBB, com informações das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Foto: Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções