Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Por lei, 5 de dezembro é o Dia Comemorativo à Pastoral da Criança

Por lei, 5 de dezembro é o Dia Comemorativo à Pastoral da Criança

Publicado em 3 de dezembro de 2021 - 17:13:14

Além de ser marcado como dia Internacional do Voluntariado, dia 5 de dezembro é também o dia comemorativo da Pastoral da Criança, cuja rede de voluntários mobiliza de 42 mil pessoas em todos país, sendo 33 mil líderes. Juntos, eles levam a missão da Pastoral da Criança para mais de 2.600 municípios e mais de 16 mil comunidades. Este dia foi oficialmente instituído pela Lei nº 11.583, de 28  de novembro de 2007.

A dedicação dos voluntários, segundo a Pastoral da Criança, vem ajudando a produzir no Brasil uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Este trabalho está presente em todo o Brasil, acompanhando mais de um milhão de crianças, gestantes e famílias, zelando pelo cuidado desde o nascimento e durante toda a primeira infância.

“A presença dos líderes na casa e na vida das famílias mais pobres é a manifestação viva do amor de Deus para  com os mais frágeis, para com aqueles que mais necessitam da bondade e do carinho de Deus”, diz um trechinho do texto do folder de divulgação da campanha, no qual constam mais informações sobre como acompanhar e se manter informado sobre o trabalho da Pastoral da Criança.

Baixe aqui o folder Pastoral da Criança

O atual coordenador internacional da Pastoral da Criança, doutor Nelson Arns Neumann, comemora a data com o avanço dado ao trabalho da pastoral com a internet, por meio do AppVisita, desenvolvido pela Pastoral. “Cada mãe, cada pai ou quem cuida da criança pode ter todo o material educativo e conhecimento gerado, pois não temos mais restrição dos recursos financeiros com impressão e distribuição de material didático”, diz.

De acordo com ele, o aplicativo tem sido extraordinariamente bem aceito o material pelas mães e também por jovens que, uma vez convidados, imediatamente colocam-se à disposição para ajudar líderes e mães a utilizar o Aplicativo. “Com isso, a Boa Nova pode se espalhar muito mais rapidamente e a construção de uma Sociedade justa, fraterna e participativa fica cada vez mais próxima”, comemora.

Missão e ações
A Pastoral da Criança é um organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas.

Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação.

A inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança é uma frase a sua fundadora, a doutora Zilda Arns sempre repetia: “eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, Jo 10, 10.  A missão se traduz no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas em todos os níveis da federação e promove Campanhas de mobilização pelas crianças, de realização própria e em parcerias. Está presente em outros 9 países da América Latina, África e Ásia (Guiné-Bissau, Haiti, Peru, Filipinas, Moçambique, Bolívia, República Dominicana, Guatemala e Venezuela). A estratégia comunitária da Pastoral da Criança Internacional se assemelha à do Brasil cuja base é a partilha da solidariedade fraterna e de conhecimentos, buscando promover a paz e fortalecer o protagonismo das pessoas que vivem em comunidades pobres.

AppVisita Domiciliar
Para melhorar ainda mais este trabalho, a Pastoral da Criança desenvolveu o aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, que, além de auxiliar nosso voluntariado no acompanhamento às famílias, também possui um módulo de comunicação entre os voluntários, as famílias acompanhadas, coordenadores e multiplicadores. Com isso, são mais pessoas recebendo a melhor e mais relevante informação possível e com celeridade.

Para ter acesso a essas e outras funcionalidades, é só baixar o AppVisita Domiciliar e Nutrição – Pastoral da Criança na PlayStore!

Saiba maiswww.pastoraldacriança.org.br

Texto e imagem: Divulgação / CNBB

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções