Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Comissão Regional de Presbíteros realiza Reunião Ampliada

Comissão Regional de Presbíteros realiza Reunião Ampliada

Publicado em 8 de novembro de 2021 - 14:05:42

De 26 a 27 de outubro, a Arquidiocese de Sorocaba, na chácara São José recebeu a Comissão Regional de Presbíteros (CRP), Sul 1 da CNBB para a sua reunião ampliada.

Participaram da reunião, além do bispo referencial da Comissão, Dom Vicente Costa, o presidente da Comissão, Padre Fausto Marinho de Carvalho e os representantes de presbíteros das arquidioceses e dioceses do Regional Sul 1. A reunião foi assessorada pelo Padre Luis Fernando, da diocese de São João da Boa Vista. Da Diocese de Piracicaba, participaram os padres Cláudio César de Carvalho e Willian Bento.

A luz do tema principal: “O que significa ser padre hoje?”, os presbíteros debateram ao longo dos dias sobre assuntos voltados a vida presbiteral destacando-se à Fraternidade Presbiteral.

Segundo o Padre Fausto, “a vida ministerial dos padres nesse período de isolamento e restrições, sofreu muitas provações durante a pandemia, que impactou a vida dos Presbíteros (como em toda população) e sobretudo, dos irmãos que já estavam fragilizados por suas próprias dores, angústia e tantas outras preocupações que envolve a vida do padre”. Ainda de acordo com ele, foi elencado algumas questões chaves da assessoria: “O que a Pandemia tem significado para nós?  O padre, explorador de si mesmo!  Por que ser padre em tempos de incertezas? Desdobramentos Pastorais da Pastoral Presbiteral”.

“Em clima de encontro fraterno, oração, reflexão e provocações que levaram, a cada Presbítero presente, a rezar e discernir sobre a sua vida, sobre o seu serviço como padre, representante dos demais ou coordenador da Pastoral Presbiteral, em cada Igreja Particular que compõe o nosso Regional Sul 1”, concluiu Padre Fausto.

Após o encontro, a Assessoria de Imprensa do Regional conversou com o assessor, Padre Luis Fernando, que nos disse: “Os presbíteros estão vivendo a experiência de dar novo sentido à missão a partir dos desdobramentos da pandemia que trouxe uma reflexão do sentido da existência, traz crises econômicas que também afetam a comunidade eclesial e traz ainda um reconfigurar do próprio modo de ser comunidade!”.  Ainda segundo o assessor, diante desses fenômenos surge uma pergunta: o que significa ser padre hoje? Para responder essa indagação é preciso entender o contexto no qual os presbíteros estão inseridos, muitas vezes marcado pelo cansaço, pelo excesso da positividade e pela alta exposição nas redes sociais.

Padre Luis Fernando concluiu dizendo: “Para iluminar esse contexto servimo-nos da pergunta de Jesus: podeis beber o cálice? O cálice simboliza a vida de cada presbítero que precisa ser assumida nas suas potencialidades e fragilidades. Os espaços privilegiados para o presbítero considerar a sua vivência ministerial são: o acompanhamento espiritual e a fraternidade presbiteral. O caminho da fraternidade presbiteral ainda é muito tímido, a Pastoral presbiteral precisa repensar sua urgência e necessidade como valorosa ferramenta de apoio aos presbíteros”.

E-presbíteros
Ainda dentro da pauta da reunião, os representantes da Comissão apresentaram a plataforma E-presbiteros (em breve será divulgado o link), desenvolvida pela Comissão e apresentado na última Assembleia dos Bispos do Regional, realizada em junho passado. Padre Fausto conta que está sendo finalizado os desdobramentos com ajuda do Regional Sul 1, cujos conteúdo poderá auxiliar a vida presbiteral em diversos campos.

A Comissão é um organismo de representação dos presbíteros, ligadas à Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e integra a Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB. A Comissão tem a responsabilidade de promover a comunhão e a participação entre os presbíteros e junto aos Bispos das (Arq)Diocese do Regional Sul 1.

A CRP é organizada a partir das sete Sub-regiões Aparecida, Botucatu, Campinas, RP1 e RP 2 (Ribeirão Preto), Sorocaba e São Paulo, formada por 6 arquidioceses e 36 dioceses do Estado de São Paulo e mantem abertura e acolhida com outros organismos da Igreja, como Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Regional dos Diáconos (CRD) e Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Fonte: CNBB Regional Sul 1, com informações do Padre Walison de Jesus Vieira, Presidente da CRP da Sub-Região São Paulo

Foto: Divulgação / CNBB Regional Sul 1

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções