Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Santuário da Mãe Rainha, em Atibaia, abre comemorações do Jubileu de 50 anos

Santuário da Mãe Rainha, em Atibaia, abre comemorações do Jubileu de 50 anos

Publicado em 8 de setembro de 2021 - 14:42:26

Há quase 50 anos, em 17 de setembro de 1972, a Mãe de Deus escolheu a cidade de Atibaia, próxima à capital São Paulo, para fazer sua morada e criar um lugar especial de peregrinações, de devoção e de graças. Surgia aí o 5º Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt no Brasil, tendo como missão “garantir a Permanente Presença do Pai” junto ao coração dos filhos.

Este lugar sagrado recebe, ao ano, mais de 150 mil visitantes de várias regiões do Brasil. O Jubileu de Ouro marca, de maneira especial, o retorno do movimento de peregrinos, após este período de isolamento social causado pela pandemia.

Ir. M. Nelly Mendes faz parte da equipe organizadora do Jubileu e explica o significado dessa festa: “Celebrar os 50 anos da atuação da Mãe de Deus no Santuário, que anualmente recebe tantos peregrinos, é agradecer a ela que aceitou o convite e aqui se estabeleceu. Ela é verdadeiramente a nossa querida Mãe, que está conosco em todos os momentos de nossa vida, particularmente quando sentimos a dor, o sofrimento e a solidão. Ela está junto conosco e isso renova a nossa esperança e alegria.”

Um chamado à confiança
Para iluminar a caminhada dos peregrinos e da Família de Schoenstatt neste jubileu foi escolhido o lema "Pai, confiamos em Ti e caminhamos na Tua presença!"

A frase tem seu fundamento na Sagrada Escritura: “Caminha na minha presença e sê íntegro!” (Gn 17,1). Ela expressa a família e a comunidade, por estar escrito no plural. O caminhar significa movimento em direção ao futuro, aos novos 50 anos, e traz uma resposta para este tempo de grandes desafios: confiança! Não a confiança em qualquer pessoa, mas em Deus, a quem Maria está a apontar em seu Santuário.

Indulgência Plenária
Durante todo o Ano Jubilar os peregrinos que visitarem o Santuário de Schoenstatt em Atibaia/SP poderão receber a indulgência plenária das penas dos pecados. Indulgência plenária significa, na Igreja Católica, de maneira simplificada, o perdão que absolve totalmente o pecador da obrigação de cumprir as penas de purificação, no purgatório, após sua morte.

O Decreto emitido por Dom Sérgio Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista (SP), diz: “Para comemorar o ano jubilar, foi concedida pela Penitenciária Apostólica a graça da Indulgência Plenária a todos os que visitarem o Santuário nesse período, bem como os enfermos e todos aqueles impossibilitados de estarem presentes fisicamente, para que possam lucrar o dom da Indulgência, oferecendo à Deus os seus sofrimentos e cumprindo as práticas de piedade”.

Ano Jubilar
A Família de Schoenstatt prepara a celebração de abertura das comemorações jubilares no próximo dia 12 de setembro a partir das 10 horas. Haverá momentos de acolhida dos peregrinos, adoração ao Santíssimo e a recitação do Terço.

Às 14 horas a solene Abertura do Jubileu do Santuário, pelo bispo diocesano Dom Sérgio Colombo. Em seguida, o bispo preside a Santa Missa na Tenda dos Peregrinos.

Para garantir a segurança de todos e o cumprimento dos protocolos municipais de combate à pandemia é necessário agendar a presença pelo telefone: (11) 9 5779-3438 ou pelo e-mail: romariaatibaia@maeperegrina.org.br.

SERVIÇO

Abertura do Jubileu de 50 anos do Santuário de Schoenstatt de Atibaia (SP)

Endereço: Rodovia Dom Pedro, Km 78

Data: 12 de setembro de 2021

Programação:
10h – Acolhida, oração e bênção do Santíssimo
13h30 – Recitação do Terço e abertura do jubileu
15h – Santa Missa
 
 
Texto e fotos: Divulgação / Santuário da Mãe e Rainha
 
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções