Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Com indulgências e missas, Santuário Nacional comemora Dia Mundial dos Avós

Com indulgências e missas, Santuário Nacional comemora Dia Mundial dos Avós

Publicado em 22 de julho de 2021 - 13:42:10

Sob o tema “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20), a Igreja Católica celebra pela primeira vez, no próximo domingo (25), o Dia Mundial dos Avós. A data, instituída pelo Papa Francisco em janeiro deste ano, acontece em todo o mundo e será marcada por celebrações no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

"Os avós são um elo entre gerações, transmitem aos jovens a experiência de vida e de fé”, afirmou o pontífice. Em contrapartida, Francisco disse que “os avós são frequentemente esquecidos”.

O Dia Mundial dos Avós será celebrado no contexto do Ano Família Amoris Laetitia, vivido pela Igreja Católica de março de 2021 a 26 de junho de 2022. O momento pretende ser “um presente para toda a Igreja destinado a permanecer ao longo dos anos”, define o prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida do Vaticano, cardeal Kevin Farrell.

A principal celebração do dia acontece às 8h no Altar Central da Basílica. O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, preside a Eucaristia, que será transmitida pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube), Rede Aparecida de Comunicação (Rádio, TV e Portal) e aplicativo Aparecida.

Os peregrinos que estiverem no Santuário poderão participar das missas na Basílica. A entrada é feita pela Esplanada São João Paulo II, próximo à Capela da Ressurreição. No local, acontece uma triagem sanitária, com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.

Além da missa das 8h, as cerimônias religiosas no interior da Basílica acontecem às 5h30, 10h, 12h, 16h e 18h. O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário, também acolhe celebrações às 8h30, 10h30 e 12h30.

Quem participar das comemorações do Dia Mundial dos Avós poderá receber indulgências plenárias. Na crença católica, a ação é expressão da misericórdia de Deus sobre os pecados cometidos pelos fiéis.

Elas também serão concedidas àqueles que visitarem, de forma presencial ou virtual, idosos necessitados ou em dificuldade. Ainda podem conseguir as indulgências, idosos, doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação).

Os atos devem ser acompanhados da confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa Francisco. As condições habitualmente acompanham a concessão de indulgências na Igreja.

Os romeiros que passarem pelo Santuário no domingo poderão realizar a confissão no subsolo da Basílica em cerimônias comunitárias. As celebrações de penitência acontecem às 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 14h30 e 15h.

A comemoração instituída pelo Papa Francisco será celebrada, a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho. A data foi escolhida pela proximidade com a festa litúrgica de São Joaquim e Sant’Anna, considerados pela igreja como os pais da Virgem Maria e avós de Jesus.

 
Texto: Victor Hugo Barros / Santuário Nacional Aparecida

Crédito da Foto: Maxuel Silva / Unsplash

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções