Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Bispo Dom Devair e padre Willian Bento, coordenador de Pastoral, participam da 85ª Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB

Bispo Dom Devair e padre Willian Bento, coordenador de Pastoral, participam da 85ª Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB

Publicado em 31 de maio de 2023 - 10:58:29

O segundo dia da 85ª edição da Assembleia do episcopado paulista começou com a celebração da Missa. Agenda prevê duas sessões pela manhã, reuniões e eleições no período da tarde e da noite

Na manhã de hoje, dia 31 de maio, Festa da Visitação de Nossa Senhora, as atividades do segundo dia da 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve início com a oração das Laudes e a celebração da Missa na Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba.

Desde terça-feira (30) até amanhã (1º de junho), o bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, e o coordenador diocesano de Pastoral, padre Willian Bento, participam da 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo.

O momento litúrgico, presidido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, contou com a participação do episcopado paulista, dos padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e de representantes dos organismos vinculados ao Regional Sul 1 da CNBB.

Em sua homilia, Dom Odilo evidenciou que a ocasião celebrada é uma festa missionária: “temos na liturgia de hoje o exemplo da visita de Maria, ícone da Igreja, a sua prima Isabel”. Ele destacou que Maria, modelo eclesial que sai em missão, acolhe a Palavra de Deus e apresenta seu Filho à humanidade.

Assim, o Cardeal Scherer explicou que o Regional Sul 1 da CNBB, ao reunir seus representantes em Assembleia, faz a experiência do discipulado e, após a reflexão, em atitude missionária, sairá para o anúncio da Boa Notícia em todo o Estado de São Paulo.

Em referência ao texto evangélico proclamado (cf. Lc 1, 39-56), o Arcebispo de São Paulo enfatizou que Maria foi ao encontro de sua prima, na casa dela e, por isso, “nós, enquanto Igreja em saída, precisamos anunciar o Evangelho nas casas”, disse.  Ao lembrar as visitas pastorais que realiza com os Bispos Auxiliares nas paróquias paulistanas, Dom Odilo fez menção à alegria do povo de Deus quando acolhe os missionários em seus lares, comparando a exultação de Isabel ao receber Maria, “missionária e modo eclesial”, afirmou.

Ao falar dos idosos, crianças, doentes e famílias, e dos sofrimentos e misérias vividos por muitos, o Cardeal Scherer motivou todo o Regional para o anúncio de Jesus na realidade das pessoas, em suas casas, em concluiu: “que Maria interceda por nós para que sejamos Igreja missionária”.

AGENDA

Pela manhã, a programação prevê duas sessões com o tema central, “Uma Igreja em saída para as periferias”, assessoradas por Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

No período da tarde, em sessões reservadas, os bispos participarão do processo de escolha da nova presidência da entidade e, enquanto isso, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral terão um encontro assessorado Pe. Marcus Barbosa Guimarães, Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB. À noite, a agenda reserva uma reunião com os bispos. A 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER) segue até amanhã, dia primeiro de junho.

Texto e foto: Pascom I Regional Sul 1 da CNBB

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções