Notícias da Diocese

Cemitérios municipais devem receber 30 mil pessoas no Dia das Mães

Publicado em 12 de maio de 2023 - 12:54:44

Os cemitérios municipais da Saudade, Vila Rezende e do distrito de Ibitiruna devem receber 30 mil pessoas por ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 14/05. O maior número de visitantes deve se concentrar nos dois primeiros, que devem registrar 15 mil visitantes cada um. Embora a movimentação comece durante a semana que antecede a data, quando familiares aproveitam para deixar os túmulos em ordem, realizando limpeza e colocação de flores, o maior volume de pessoas deve ser registrado no sábado, 13/4, e no domingo, 14/5.

Leia também: Com missas e atividades para visitantes, Parque da Ressurreição tem programação especial no Dia das Mães

O Dia das Mães é considerada a segunda data com maior número de visitantes aos cemitérios, perdendo somente para o Dia de Finados. Para maior conforto da população que visita os cemitérios nessa data especial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), ampliou o horário de funcionamento, que vai das 7h às 18h e não haverá missa.

No cemitério da Saudade todos os portões estarão abertos para facilitar o acesso das pessoas. Além do portão principal, serão abertos os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes. O acesso para o cemitério da Vila Rezende é pela avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera.

A limpeza dos túmulos estará liberada no Dia das Mães e a pintura deve ser feita até a véspera do Dia das Mães, 13/5. A Simap já concluiu a limpeza do cemitério da Vila Rezende e até o final dessa semana, finalizará o corte de mato e limpeza, no cemitério da Saudade.

FORÇA TAREFA - A Prefeitura vai realizar uma força-tarefa, que envolverá diversas secretarias, para receber os visitantes. O comércio ambulante também atuará de maneira disciplinada nesta data, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). De um total de 11 pontos, 6 ambulantes estarão autorizados a trabalharem no entorno do Cemitério da Saudade e 5 no da Vila Rezende. Nestes locais são vendidas flores naturais e artificiais e velas. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais é da Guarda Civil. A fiscalização terá início no sábado, 13/05.

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) farão monitoramento nos três cemitérios, com atenção especial na travessia do Cemitério da Saudade, local onde concentra maior fluxo de veículos e pedestres.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai disponibilizar pessoal para trabalhos do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), para intensificar as ações nos cemitérios, de conscientização, orientação e distribuição de panfletos, principalmente sobre situações de trabalho infantil. O Semae vai instalar amanhã, sexta-feira, 12/5, dois bebedouros de água, um no cemitério da Saudade e outro, no da Vila Rezende.

O Centro de Controle de Zoonoses, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), fará a retirada dos criadouros e, se for necessário, aplicará larvicida. Lembrando que mensalmente os agentes atuam combatendo escorpiões e baratas nos cemitérios.

CUIDADOS - Diva Bessi, 75 anos, acompanhada de seu irmão, João Luiz Bessi, esteve no Cemitério da Saudade na tarde de ontem, 10/5, no túmulo de sua mãe, Hesmailde Hercoline Bessi, que faleceu em 2019, aos 90 anos de idade. "Nunca esquecerei de minha mãezinha, que era muito amorosa e cuidadosa. Procuro manter o túmulo em ordem, por ser um cantinho especial de homenagens e lembranças para nossa família", contou Diva. Ela ressalta que no domingo, 14/5, Dia das Mães, não poderá ir ao cemitério e sua ida durante a semana é um compromisso que faz questão de cumprir.

Amor eterno de filho para mãe. Esse sentimento ficou visível quando Aristedes Antonio Beduschi Di Giácomo, 61 anos, disse que o gesto de cuidar do túmulo de sua mãe, Tosca Beduschi Di Giacomo, que faleceu em janeiro desse ano, aos 93 anos, é o mais puro amor. Filho único, disse que a presença de sua mãe é muito forte. "Este espaço aqui no Cemitério da Saudade é especial. Faço questão de pessoalmente manter tudo limpinho, porque ela era muito zelosa. Passo cera, faço limpeza em geral e cuido dos vasos das plantas. Pretendo voltar no final de semana, para dar uma retocada e colocar mais vasos de margarida. Sua morte deixou uma lacuna em minha vida e com a proximidade do Dia das Mães, a saudade aumenta, mas procuro seguir o seu conselho, que é viver a cada dia, da melhor forma possível", ressaltou.

SERVIÇO - Cemitério da Saudade: Avenida Piracicamirim, 2.201, Bairro Alto; Cemitério da Vila Rezende: Avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera. e Cemitério de Ibitiruna - Estrada Carlos Augusto da Silveira – Ibitiruna.

Texto e foto: Divulgação / CCS - Prefeitura de Piracicaba

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções