Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa e Páscoa; confira programação diocesana na Catedral

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa e Páscoa; confira programação diocesana na Catedral

Publicado em 31 de março de 2023 - 14:09:52

A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos (2) as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Diocese de Piracicaba, como de costume, cada paróquia define, de acordo com suas próprias realidades comunitárias, a programação de missas, procissões, Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição.

A Semana Santa é vivenciada pelos católicos entre o Domingo de Ramos e o Domingo da da Páscoa na Ressurreição do Senhor, que neste ano será em 9 de abril, passando pelas celebrações do Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa (6), Sexta-feira Santa (7) e Sábado de Aleluia (8).

Neste Domingo de Ramos, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca preside a Bênção dos Ramos, às 9 horas, no largo da igreja São Benedito, no Centro de Piracicaba. Após o rito, os fiéis partem em procissão até a Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba, onde acontece a missa. À noite, a partir das 18h30, ocorre novamente missa de Ramos na Catedral.

Santos Óleos

Como parte do período pascal, ocorre na Quinta-feira Santa, às 9h30, também na Catedral, a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Trata-se de uma celebração diocesana, presidida pelo bispo e concelebrada por todo clero, na qual é abençoado todo azeite que será utilizado até a próxima Páscoa tanto na Crisma quanto para unção dos enfermos, entre outros sacramentos. Na oportunidade, o clero faz a renovação anual das promessas sacerdotais.

Tríduo Pascal

Com a missa vespertina da Ceia do Senhor, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 19h30. Já a Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto. As duas atividades contam com a participação do bispo diocesano. A procissão do Senhor morto sai da Catedral às 19h30 termina na igreja São Benedito. Mais cedo, entre 8 e 12 horas, acontece adoração eucarística e, às 14 horas, Terço dos Homens.

O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia com a celebração das Lamentações do Senhor e Nossa Senhora das Dores, às 8 horas, e a Vigília da Páscoa, que terá início às 19h30 e também terá a presença do bispo Dom Devair na igreja mãe da Diocese de Piracicaba. 

Domingo da Ressurreição

Três missas solenes celebram o Domingo da Ressureição na Catedral: às 8 horas, às 10h30 (presidida por Dom Devair) e às 18h30.

Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. Por isso, a recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

Foto: Paulo Gomes

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções