Notícias da Diocese

Morre monsenhor Jorge Simão Miguel, aos 94 anos, em Piracicaba

Publicado em 24 de março de 2023 - 07:45:09

Com profundo pesar, a Diocese de Piracicaba comunica o falecimento do monsenhor Jorge Simão Miguel, conhecido carinhosamente também como padre Jorge, da Paróquia Imaculada Conceição, da Vila Rezende, em Piracicaba. 

Monsenhor Jorge tinha 94 anos de idade e fez sua páscoa por volta das 4 horas desta sexta-feira (24). O velório ocorre na matriz da Imaculada Conceição. De acordo com o pároco, padre Inácio Cusmano, as portas da igreja matriz serão abertas para início do velório às 12 horas desta sexta.

Despedida

Haverá uma primeira missa de corpo presente celebrada pelo padre Inácio às 14 horas. O velório continuará até por volta das 17 horas, quando o corpo será transferido temporariamente para uma capela lateral da Paróquia Imaculada Conceição, onde permanecerá para visitação apenas de padres e agentes de pastoral.

Às 21 horas, o velório aberto ao público será retomado na nave principal da paróquia e seguirá até as 7 horas da manhã de sábado (25), quando ocorrerá a segunda missa de corpo presente, esta presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. Após a celebração, o corpo será levado ao Cemitério Parque da Ressurreição para o sepultamento após as 8 horas.

A Prefeitura de Piracicaba decretou luto oficial de três dias pela morte do padre Jorge.

Deixa um legado e está no coração dos piracicabanos

O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, comentou na manhã desta sexta o falecimento do monsenhor Jorge. “Certamente ele deixa um legado, um histórico de vida conhecido e reconhecido pelos piracicabanos. Ele viveu intensamente a sua vida ministerial, trabalhou muito sempre e por isso muitas pessoas carregam o monsenhor Jorge no coração, pelas palavras, pelos gestos e atitudes. É realmente como São Paulo diz: ‘Combati o bom combate, ganhei minha coroa’. De fato, monsenhor Jorge combateu o bom combate, viveu seu sacerdócio e, agora, nós confiamos a alma dele e todo seu trabalho e suas realizações ao coração de Deus”, afirmou o bispo.

Dom Devair presidirá a missa de corpo presente às 7 horas deste sábado (25). O velório e as celebrações “serão momentos para que o povo de Deus possa rezar e também se despedir do monsenhor Jorge”, disse. O bispo aproveitou para agradecer a todo reconhecimento e homenagens que são prestadas neste momento ao padre Jorge.

Trajetória

Monsenhor Jorge foi pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, onde exerceu seu ministério como vigário paroquial até seu falecimento.

Ele era um dos padres mais antigos da Diocese. Nasceu em Capivari, em 7 de maio de 1928, filho de Simão Miguel e Adélia Miguel, e foi batizado no dia 15 de novembro na Matriz de São João Batista, onde também recebeu a Primeira Eucaristia, foi crismado e foi coroinha por seis anos.

Em 25 de fevereiro de 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas, onde fez os primeiros estudos da formação sacerdotal. Em 1949, transferiu-se para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono em 20 de fevereiro de 1955 por Dom Antônio Siqueira, em São Paulo.

Em 8 de dezembro de 1955, foi ordenado sacerdote por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano de Piracicaba, na Catedral de Santo Antônio. No domingo seguinte, dia 11, celebrou a primeira missa solene em Capivari, na Matriz de São João Batista.

Em janeiro do ano seguinte passou a trabalhar em Piracicaba. Por dois anos foi professor e ministro de disciplina no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição” (o primeiro seminário da Diocese de Piracicaba). Além do trabalho no seminário, também auxiliava na Paróquia Imaculada Conceição e era capelão do mosteiro das Irmãs Carmelitas. A partir de 1958, ele deixou os trabalhos no seminário diocesano e passou a se dedicar mais à paróquia, primeiramente como vigário coadjutor de monsenhor Romário Pazzianotto; no ano seguinte, com o afastamento do monsenhor Romário por motivo de doença, tornou-se vigário auxiliar.

E no dia 6 de janeiro de 1960, foi nomeado pároco por Dom Ernesto, ofício que exerceu por mais de 46 anos. Entre as grandes realizações de seu paroquiado, destaca-se a construção da nova igreja matriz. A cerimônia de lançamento da primeira pedra ocorreu em 27 de setembro de 1964 e a inauguração do novo templo em 23 de setembro de 1972.

Encerrou seu ofício de pároco no dia 26 de fevereiro de 2006, mas continuou trabalhando na paróquia como pároco emérito e vigário paroquial.

A SERVIÇO DA DIOCESE - Em 8 de dezembro de 1969, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo nomeou-o vigário geral da diocese, ofício que exerceu por 33 anos, até o final de 2002.

Com a transferência de Dom Moacyr José Vitti para Curitiba, onde assumiu como Arcebispo Metropolitano em 18 de junho de 2004, a Diocese de Piracicaba tornou-se sede vacante. Para dirigi-la, no dia 22 do mesmo mês, Monsenhor Jorge foi escolhido pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano, respondendo pelo governo da diocese até a posse do 5º bispo diocesano, Dom Fernando Mason, em 24 de julho de 2005.

Completam seu currículo a serviço da diocese outros ofícios: foi membro do Colégio de Consultores, do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Pastoral e diretor do Movimento Cursilhos de Cristandade.

MONSENHOR - Como vigário geral passou a ser chamado de monsenhor. Mas o título oficial veio em dezembro de 1980, como homenagem a seu Jubileu de Prata Sacerdotal: o Papa João Paulo II, atendendo pedido de Dom Eduardo Koaik, nomeou-o “Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade”. O documento pontifício lhe foi entregue em 22 de janeiro de 1981.

Depois, em 2002, também a pedido de Dom Eduardo, o papa lhe concedeu o terceiro grau dos monsenhores, nomeando-o “Monsenhor Protonotário Apostólico Supra-numerário”, no dia 2 de dezembro. Ele era o único da diocese distinguido com essa alta honraria. O título foi entregue oficialmente no dia 16 de março, durante missa festiva presidida por Dom Eduardo.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções