Notícias da Diocese

Padre Claudemir da Silva assume a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Piracicaba

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 - 17:34:44

Conforme anunciado recentemente por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo da Diocese de Piracicaba, com o retorno do padre Marcelo Aparecido Curto para a Diocese de São João da Boa Vista, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Piracicaba, passa a ter como pároco o padre Claudemir da Silva.

A posse canônica do padre Claudemir da Silva como pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus acontece nesta sexta-feira (24), às 19h30, na igreja matriz do bairro Santa Terezinha (Rua Virgilio da Silva Fagundes, 398). A celebração é presidida por Dom Devair. 

Antes desta transferência, padre Claudemir exercia o ofício de pároco na Paróquia São José, no bairro Paulista, em Piracicaba, desde janeiro de 2019. “As mudanças são sempre necessárias, fazem parte da dinâmica da Igreja. Quando elas ocorrem fora daquilo que se prevê, causa um certo desconforto na vida da comunidade paroquial. Porém, o bispo diocesano, no uso de suas atribuições, precisa prover o bem espiritual das comunidades de acordo com suas necessidades. Disso somos conscientes e por isso acatamos suas decisões com solicitude e respeito”, afirmou o sacerdote. 

Ele complementou: “O desejo do presbítero ao assumir o ofício de pároco em uma nova paróquia é que ela continue firme como sempre esteve, o padre será mais um colaborador na missão junto aos fiéis que lá já dão vida a comunidade paroquial, sempre guiados pelo Espírito Santo que renova e transforma todas as coisas”.

Histórico

Padre Claudemir é natural de Jardim Alegre (PR). Filho de Joaquim Nunes da Silva e Joana de Lima da Silva, nasceu em 16 de agosto de 1975 e foi ordenado padre em 7 de junho de 2009. 

No início deste mês de fevereiro, o padre concluiu, cum laude, ou seja, “com louvor”, o curso de Mestrado Eclesiástico em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), ligado à Pontificia Universitas Lateranensis e aprovado junto ao Dicastério para Cultura e a Educação, tornando-se mestre em Direito Canônico.

Antes de servir como pároco na Paróquia São José, padre Claudemir foi administrador paroquial da extinta Quase-Paróquia Santa Cruz de Anhumas, que se tornou capela da Paróquia Imaculada Conceição de Nova Suíça em janeiro de 2022. Foi também vigário judicial do Tribunal Diocesano de Piracicaba, vice-chanceler do bispado entre 5 de fevereiro de 2021 e 10 de novembro de 2022, assumindo o posto de chanceler em 11 de novembro de 2022. É professor da Escola Diaconal e do Curso Diocesano de Teologia.

Foi ainda vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Piracicaba, assessor da Pastoral da Juventude, reitor do Seminário Propedêutico "Imaculada Conceição", animador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, reitor do Seminário Teológico "São José", cerimoniário da Diocese, animador diocesano da Pastoral Vocacional, reitor do Seminário Filosófico "São João XXIII" e membro do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções