Notícias da Diocese

Bispo diocesano preside posse canônica do novo pároco da “Igreja dos Frades”, em Piracicaba

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 - 15:00:06

Neste domingo (19), o frei Nilton César Groppo (OFMCap) assume oficialmente como novo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como “Igreja dos Frades”, em Piracicaba. A missa com rito de posse canônica, presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, tem início às 11 horas. A paróquia fica na Rua São Francisco de Assis, número 640, no Centro.

Quanto à chegada a Piracicaba, frei Nilton lembrou que já morou na cidade anos atrás, quando vivia na casa de formação, junto ao Seminário São Fidélis, e cuidava da Capela do Lar Franciscano, que pertencia na época à Igreja dos Frades. Depois disso, ele passou por Nova Veneza Vale do Ribeira e São Paulo, onde ficou nove anos à frente da Paróquia Imaculada Conceição.

“Eu já conhecia Piracicaba, conheço muitas pessoas das pastorais e comunidades e também aqui da Igreja dos Frades. Então, a mudança foi tranquila e a acolhida muito positiva, tanto por parte dos freis que permaneceram quanto pela comunidade paroquial, que é muito boa e exigente no nível pastoral. Por isso, já tenho tentado corresponder a essa exigência pastoral realizando reuniões com os grupos e pastorais para tomar pé da realidade da paróquia”, disse frei Nilton.

Ele acrescentou: “É claro que, como fiquei nove anos em São Paulo, me apeguei ao local porque foi uma experiência pastoral muito positiva. Mas eu também sabia que era necessário haver uma mudança. Por isso aceitei prontamente o convite que me foi feito para assumir a condição de pároco aqui, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus”.

O frei Nilton destacou ainda que as expectativas são muito boas em relação ao trabalho a ser desenvolvido. “Quero criar uma comunhão aqui na paróquia. Tenho lembrado as lideranças de que eu vim para somar. É claro que eu sou o responsável pela condução pastoral da paróquia, mas farei isso com respeito à história que ela tem, às suas atividades, e seu medo peculiar de viver a dimensão da vida cristã dentro da Diocese de Piracicaba. Desejo estar em comunhão também com a Diocese e o seu pastor, que é Dom Devair. Creio que será um tempo de graça na minha vida, um acréscimo à minha vivência pastoral e ministerial. É com esse coração aberto que eu me aproximo dessa realidade de Piracicaba e desejo dar a minha contribuição para o bem Igreja local”, declarou.

Foto: Arquivo / Paróquia Imaculada Conceição

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções