Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba, recebe relíquias de santos durante rito de dedicação da igreja

Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba, recebe relíquias de santos durante rito de dedicação da igreja

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 - 14:16:18

Na segunda-feira (30 de janeiro de 2023), foi celebrada a Santa Missa com rito de dedicação a Deus da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba.

Durante a celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca e concelebrada pelos padres José Geraldo Campos Penido e Gutenberg Santos, foram depositadas duas relíquias no templo, uma de São Frei Antônio de Sant’Ana Galvão junto ao altar, e a outra de Santa Rosa aos pés da imagem da padroeira da comunidade, que também foi a primeira mulher da América do Sul a ser canonizada – em 1671, pelo Papa Clemente.
 
No rito de dedicação, após a Liturgia da Palavra e da invocação da Ladainha de Todos os Santos, são depositadas as relíquias. Esse costume tem o objetivo de demonstrar que o sacrifício dos santos e mártires, membros do corpo de Cristo, tem sua origem no Sacrifício daquele que é a Cabeça da Igreja, ou seja, o próprio Cristo.
 
A dedicação inclui ainda diversos outros gestos e símbolos, como a aspersão com água benta sobre o povo, paredes da igreja e altar; a prece da dedicação do templo a Deus; a unção do altar e paredes com óleo do Crisma; incensação, entre outros, além da celebração da Eucaristia que é a parte principal.
 
 
 
Relíquia de primeiro grau de São Frei Antônio de Sant’Ana Galvão está depositada junto ao altar
 

A dedicação é uma cerimônia litúrgica em que se consagra o templo católico, dedicando-o exclusivamente a Deus, lembrando que é consagrado como local abençoado e ponto de encontro de Deus com seu povo. Na cerimônia, que se realiza quando a construção da igreja está totalmente concluída, o consagrante unge com o óleo do Crisma o altar e vários pontos da igreja.

A Paróquia Santa Rosa de Lima foi criada no dia 4 de janeiro de 2011, por Dom Fernando Mason, hoje bispo emérito. Seu primeiro pároco foi monsenhor Victório Tomasi, que tomou posse em 30 de janeiro daquele mesmo ano, durante a missa de instalação da paróquia.

O território paroquial foi desmembrado da Paróquia Sant’Ana e atualmente abrange, além da Igreja Matriz, mais seis capelas: Imaculada Conceição (bairro Tanquinho), São José (Vila Nova), Imaculado Coração de Maria (Água Santa), Santo Antonio (Santa Fé), Santa Luzia (Parque São Jorge) e Nossa Senhora de Lourdes (Santa Rosa).

Em 22 de julho de 2016, o padre José Geraldo Campos Penido tornou-se o segundo pároco da Santa Rosa de Lima. Padre José Geraldo está de mudança para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, e quem assumirá o ofício como terceiro pároco da comunidade do Santa Rosa, a partir de 15 de fevereiro, será o padre Edvaldo de Paula do Nascimento. 

 
 
Pároco padre José Geraldo Penido concelebrou missa presidida pelo bispo Dom Devair
 
 
Relíquia de Santa Rosa de Lima também está depositada na Paróquia

Fotos: Mariana Modesto Aguado

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções