Notícias da Diocese

Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes, recebe como novo pároco o padre Paulo Sérgio Carlos

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 - 10:27:22

Padre Paulo Sérgio Carlos residiu em Roma, onde fez mestrado

O padre Paulo Sérgio Carlos assume na noite desta quinta-feira (2) o ofício de novo pároco da Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes. A missa com rito de posse canônica presidida pelo bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, começa às 19h30 na igreja matriz que fica na Praça Carlos Buschinelli, centro de Santa Gertrudes.

Desde setembro de 2020, padre Paulo Sérgio estava na Paróquia Santa Catarina, em Piracicaba. “Toda mudança gera, num primeiro momento, desconforto, insegurança e, em alguns casos, até certa resistência. Temos a tendência de nos adaptar às realidades que estamos vivendo e, quando propicias e satisfatórias, o desejo é de permanecer e deixar tudo como está. No nosso caso como Igreja, tanto os presbíteros quanto os fiéis precisam estar abertos a acolher as transferências dos padres pois as mesmas são não só necessárias, mas também frutuosas; é um recomeçar que acaba tirando da zona de conforto toda a comunidade e mesmo o padre que é transferido. Com Jesus não foi diferente; quiseram que ele ficasse onde estava, mas o Senhor os recordou do mandato missionário: ‘É necessário que eu anuncie a Boa-Nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão’”, destacou o sacerdote, citando o Evangelho de Lucas, capítulo 4, versículo 43.

Ele continuou: “Pessoalmente falando, minha transferência veio como algo inesperado. Fiquei um pouco deslocado, pois, além de ter ficado pouco tempo na Paróquia Santa Catarina (2 anos e 5 meses), ainda tinha muito trabalho a ser realizado; porém, lembrei-me do “Sim” de Maria e de uma frase que diz: ‘Quem obedece não erra’!”.

O padre falou também de como pretende trabalhar com a nova comunidade paroquial. “Quanto às expectativas em relação a Paróquia São Joaquim, estou animado para esta nova missão. Vou me esforçar para dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo realizados e, dentro das necessidades e possibilidades, acrescentar o que for preciso para que a comunidade paroquial cresça ainda mais no seu trabalho evangelizador e missionário”, disse.

Histórico

Além de pároco da Santa Catarina, em Piracicaba, padre Paulo Sérgio foi reitor do Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, animador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, membro do Conselho Diocesano de Formação, Ordens e Ministérios, vigário da Paróquia São José, em Santa Bárbara d’Oeste. 

Também residiu no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e cursou mestrado em Teologia com ênfase na área de “História da Igreja” na Pontifícia Universidade Santa Cruz.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções