Notícias da Diocese

Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em Piracicaba, completa 100 anos de criação

Publicado em 1 de dezembro de 2022 - 15:17:55

A Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em Piracicaba, completou 100 anos de criação no último domingo (4). O pároco Mauro Bombo (SDB) preparou uma programação com tríduo para celebrar o centenário e uma exposição de fotos históricas da igreja, que fica no Largo Bom Jesus, no bairro Alto, região central da cidade. Além disso, uma "capsula do tempo" foi guardada em local específico, embaixo do altar, para ser aberta somente daqui 50 anos.

O tríduo em comemoração aos 100 anos da paróquia começou na sexta-feira (2), com a missa das 19 horas, presidida pelo vice-provincial dos Salesianos de Dom Bosco, padre Cássio de Oliveira (SDB). No sábado (3), às 16h30, o padre Antônio Celio, ex-pároco da igreja, celebrou o segundo dia tríduo. Já no domingo (4), data do centenário, às 10 horas, o padre Mauro Bombo presidiu a celebração que encerrou o tríduo.

"Depois da missa do domingo foram apresentados diversos materiais que estão guardados desde a criação da paróquia. São missais, castiçais e vários outros elementos antigos", disse o pároco. "Na cápsula do tempo, guardada em um local próprio, embaixo do altar, colocamos um livro com cartas de pessoas que escreveram sobre sua relação com a Bom Jesus: pessoas que foram batizadas, que se casaram ou viveram alguma outra experiência na igreja. Também colocamos o livro das pessoas que contribuíram para a restauração dos vitrais, além de jornais", explicou o padre. Ele disse que a cápsula será lacrada no local e só será aberta daqui 50 anos, em 2072.

A exposição de fotos antigas da paróquia permanece aberta à visitação até as vésperas do Natal. São imagens do acervo da própria igreja, mas também de alguns fiéis que tinham registros históricos do templo.

HISTÓRIA

No dia 6 de agosto de 1918, solenidade da Transfiguração do Senhor, foi lançada a pedra fundamental da modesta capela do Bom Jesus, pertencente à Paróquia de Santo Antônio, em Piracicaba, e inaugurada no ano seguinte. No dia 4 de dezembro de 1922, por decreto de Dom Francisco de Campos Barreto, segundo bispo de Campinas, foi então criada a Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, tendo como primeiro pároco o padre Lázaro de Sampaio Mattos, cujo sucessor foi o padre Henrique Nicopelli.

Em 1925, na administração do padre Mário Montefeltro, começou a construção da atual Igreja Matriz. Em 1932, a majestosa imagem do Cristo Redentor foi solenemente colocada no alto da torre da igreja localizada em uma das colinas da cidade, durante o pastoreio do padre Francisco Borja do Amaral, depois bispo de Lorena e Taubaté. Na sequência foram párocos os padres Vicente Rizzo, Francisco Machado e João Batista Martins. Finalmente, em 1° de maio de 1938, a Igreja Matriz foi oficialmente inaugurada, enquanto dirigida pelo monsenhor Martinho Salgot, pároco que permaneceu por 36 anos à frente da comunidade, desde 18 de outubro de 1935. Em 1971, assumiu a paróquia monsenhor José Nardin.

A partir de 31 de janeiro de 1972, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo confiou a paróquia aos cuidados dos padres salesianos, assumindo como pároco o padre Otorino Fantin. Depois vieram os padres Antônio Corso, Reynaldo Zaniboni Netto, Hugo Guarnieri, novamente o padre Reynaldo, Aramis Francisco Biaggi, José Cipriano Ramos Filho, Essetino Andreazza e Antônio Célio Costa Francisco.

Do território dessa paróquia foram desmembradas as paróquias São Judas Tadeu, Santa Cruz e São Dimas, Santa Catarina, Nossa Senhora Aparecida e parte da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, todas em Piracicaba. 

Pároco atual, o padre Mauro Bombo tomou posse no dia 19 de janeiro de 2019. Atualmente a paróquia possui além da Igreja Matriz, prédio tombado em 2002 pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), as capelas: São João Bosco, localizada no Colégio Dom Bosco-Cidade Alta; São Miguel Arcanjo, no Cemitério da Saudade; e São Domingos de Gusmão, no bairro dos Alemães.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções