Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Assunção de Nossa Senhora: “É servindo que podemos viver de forma concreta o Evangelho”, destaca Dom Devair em homilia

Assunção de Nossa Senhora: “É servindo que podemos viver de forma concreta o Evangelho”, destaca Dom Devair em homilia

Publicado em 22 de agosto de 2022 - 11:37:33
Durante a homilia da missa do 21º do Domingo do Tempo Comum, no dia 21 de agosto de 2022, quando foi celebrada a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca ressaltou, na Catedral de Piracicaba, que os verdadeiros cristãos não são chamados a "buscar privilégios" nesta vida, mas para servir a Deus e ao próximo. "Trata-se da vivência concreta da vida cristã, que se caracteriza pelo serviço. Quem não entende que a vida cristã é um convite ao serviço, ao colocar-se a serviço do próximo, não entendeu a mensagem do Evangelho, não entendeu o gesto de Jesus na última ceia, quando Ele mesmo se coloca a lavar os pés dos discípulos", afirmou.
 
Ao falar sobre a Assunção de Nossa Senhora, o bispo de Piracicaba lembrou que, após receber o anúncio de que daria à luz o Salvador Jesus Cristo, Maria logo viaja para auxiliar Santa Isabel, que estava grávida de João Batista. "Maria é alguém que não fica contemplando a glória ou buscando uma glória não merecida. Maria simplesmente caminha, apressadamente, para se colocar a serviço. O que na vida de Maria não é privilégio. O fato de ter sido elevada aos céus, assunta aos céus, não significa um privilégio de Maria. Ela é criatura, não é Deus! Mas Maria recebe a graça prometida em Cristo. [...] Ele é a causa da nossa Salvação e é também por causa de Cristo que Maria já foi salva. Em vista dos méritos de Cristo, da graça que vem a nós de Cristo, Maria foi redimida, foi preservada do pecado e elevada aos céus como sinal da graça prometida a nós pelo batismo. Por isso não se trata de privilégio. [...] Maria, assunta aos céus é a realização da promessa de Deus a todos nós. [...] É por isso que Maria, como sinal da Igreja que já está na glória de Deus, nos mostra aquilo que deve acontecer a cada um de nós. Mas para chegar lá, precisamos entender que não somos chamados a buscar privilégios, mas somos chamados ao serviço. E é servindo que podemos viver de forma concreta o Evangelho". 

Confira abaixo a homilia na íntegra:

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções