Notícias da Diocese

Futebol presbiteral

Publicado em 17 de agosto de 2022 - 08:50:11

Na segunda-feira (15 de agosto), alguns padres e seminaristas de nossa Diocese estiveram reunidos para vivenciar a fraternidade presbiteral. A intenção do encontro, realizado pela Pastoral Presbiteral, é proporcionar um momento de confraternização aos padres e seminaristas.

Com o desporto, espera-se fomentar o vínculo dos vocacionados ao estilo de vida sacerdotal. Além disso, os padres e seminaristas têm, nesses instantes de descontração, a oportunidade de formar laços mais humanos e fraternos, que podem revigorar em cada um deles o ânimo para que testemunhem, enquanto presbíteros diocesanos, o Reino de Deus.

O final da tarde e o começo da noite foram marcados pelo futebol e uma pequena confraternização. Em campo, os experientes padres deram um show nos meninos do seminário e o placar final foi de 11 a 7 para os padres. Os seminaristas esperavam dar canseira nos padres, porém com a bola rolando, a situação foi outra. Com talento de sobra, os padres logo abriram 2 tentos a 0 e começaram a administrar o jogo com o toque de bola. Os seminaristas até tiveram força para empatar a partida, mas, por terem de correr atrás do resultado, ficaram fatigados, e os clérigos deslancharam. Depois, “virou passeio” e até chapéu os novatos levaram. 

Brincadeiras à parte, esse momento também foi muito frutuoso aos seminaristas em seu processo de formação. A proximidade com os padres, a brincadeira saudável, ajuda os candidatos ao sacerdócio em seu caminhar formativo, ensina-os que ser padre não é deixar de ser humano.

“O momento de esporte também uma ocasião em que a dimensão humana, da convivência, se destaca enquanto algo importante para a vida e para a caminhada cristã. A dimensão humana está também vinculada à dimensão espiritual e, mesmo em um jogo de futebol, é possível cultivar algo que fortalece nosso espírito em Deus”, afirmou o reitor do seminário propedêutico, Pe. Arlon Niquison Beltrão da Silva, que completou: “Para os seminaristas, jogar com os padres os fez vê-los como irmãos mais velhos que os ajudarão no ministério.”

Rezemos sempre para que nossos padres, diáconos e seminaristas se mantenham firmes em sua vocação e para que esses momentos de lazer sejam revigorantes à fraternidade e à vivência em prol do anúncio do Reino de Deus.

Time dos padres (ordem alfabética): Pe. Antônio Alves Dias, Pe. Antônio Ramos do Padro, Pe. Claudio Furlan, Pe. Danilo Rubia Soares, Pe. Jiucinei Vandes de Jesus Cambuí, Pe. José Geraldo Campos Penido, Pe. Jucimar Bitencourt, Pe. Luis Carlos de Siqueira Martins, Pe. Ricardo Martins, Pe. Ronicés Queiroz Geber (Roni) e Diac. Marcos Antônio Canobre.

Time dos seminaristas: Alison Henrique Domingos (1º ano teologia), Anderson Roberto Vasques (propedêutico), David Wilian Gomes da Costa (3º ano filosofia), Dyeison Gabriel José Sinfrônio (3º ano filosofia), Felipe Mendes Quibao (propedêutico), Gustavo Sturion Mazzucatto (1º ano filosofia), Jessé Firmo da Silva (propedêutico) e William Carlos dos Santos (3º ano filosofia).

 
Pe. Claudio Furlan
 
Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções