Notícias da Diocese

Há 80 anos, em Piracicaba, era lançada pedra fundamental da Capela São Francisco de Assis

Publicado em 7 de dezembro de 2021 - 11:18:24

Há 80 anos, no dia 7 de dezembro de 1941, era lançada em Piracicaba, pelo frei Evaristo de Santa Úrsula, a pedra fundamental para a construção da Capela São Francisco de Assis, que por muito tempo foi conhecida como a Igreja do Lar Franciscano de Menores. Na manhã desta terça-feira (7), a santa missa presidida pelo padre Kleber Fernandes Danelon foi celebrada na intenção desta data especial.

Atualmente, o templo que fica ao lado da Cúria Diocesana (Avenida Independência, 1.146), está anexado à Paróquia Santa Catarina. Até dezembro de 2018, no entanto, ainda integrava o território da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 2019, foi extraterritorialmente anexada à Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba até que, em março de 2021, tornou-se parte da Paróquia Santa Catarina, que tem como pároco o padre Paulo Sérgio Carlos.

Inaugurada solenemente em 25 de outubro de 1953 por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo de Piracicaba, a igreja é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) e tem sobre sua torre o pináculo proveniente da antiga Matriz de Santo Antônio. Em sua parte interna, a parede do presbitério tem uma pintura de São Francisco de Assis e Santa Clara junto a alguns animais em um jardim – obra das artistas piracicabanas Adalgiza Vaz Rímoli e Lídia Madeira. 

A história da Capela São Francisco “está ligada à fundação do Lar Franciscano de Menores, em Piracicaba, pelo frei Luiz de Santiago”, recorda da Revista Jubileu, elaborada em comemoração aos 75 anos da Diocese de Piracicaba. Em 1941, o frei Evaristo de Santa Úrsula lança a pedra fundamental da capela “com a finalidade de oferecer aos meninos internos do Lar Franciscano um local para oração, reflexão e orientação espiritual”, acrescenta a publicação.

Nesta terça-feira (7), Padre Kleber Fernandes Danelon presidiu santa missa na intensão da data especial 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções