Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Homilia: “Somente em Deus alcançamos a justiça, a verdade e a paz. Do contrário, só teremos ideologias”, ensina Dom Devair

Homilia: “Somente em Deus alcançamos a justiça, a verdade e a paz. Do contrário, só teremos ideologias”, ensina Dom Devair

Publicado em 22 de novembro de 2021 - 16:02:41

A homilia do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, no domingo (21), Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, foi marcada pela orientação aos fiéis sobre a necessidade de uma “transformação dos corações” para que cada cristão possa, de fato, ser um promotor da justiça, da verdade e da paz.

“Porque, às vezes, nos enganamos e queremos trazer para a realidade de Cristo ideologias e realidades políticas, e queremos tornar Jesus Cristo uma bandeira, uma ideologia. Jesus Cristo não é isso. Não há ideologia, não há política naquilo que Jesus faz ou realiza. O mistério que envolve a vida de Jesus é um mistério de redenção e salvação. Nele podemos colocar nossas esperanças. Nele podemos confiar nossa vida, nossas esperanças, dores e sofrimentos. Nele e através dele nós chegamos à redenção prometida. Esse é Jesus Cristo, o Rei do Universo”, disse Dom Devair. 

“O reinado de Jesus não é como pensamos. [...] É no mistério da Cruz que nós encontramos a glória de Deus realizada. É no mistério da Cruz que está a força da nossa salvação e a glória de Deus. Quando Cristo é crucificado, é também coroado. Não só com a coroa de espinhos, mas com a coroa da glória de Deus porque fez a vontade do Pai”, continuou.

“E o que é a vida cristã, afinal? A vida cristã é o seguimento desse Jesus. É o seguimento do Cristo que, sendo o Senhor de todas as coisas, tomou sua cruz e caminhou na certeza de estar fazendo e vivendo a vontade de Deus e que testemunhou isso na cruz. [...] Nossa tentação é achar que Deus se manifesta apenas nas glórias, nas coisas boas e favoráveis, mas não é isso. Deus se manifesta em todas as coisas, mas nós só somos capazes de amá-lo perfeitamente quando nós o reconhecemos, quando nós o encontramos no mistério da cruz. Por isso, a necessidade fundamental de trazer a cruz impressa na nossa vida, nas coisas que fazemos, por onde passamos, nas nossas palavras e gestos. Porque Jesus é o Rei do Universo, o Senhor de todas as coisas, e não há outro senhorio. Ele é quem traz a verdade, uma verdade capaz de libertar”, ensinou o bispo.

E acrescentou: “Falar da verdade hoje em dia é complicado porque estamos rodeados de verdades subjetivas. E nossa sociedade fala dessas verdades subjetivas como se fossem absolutas, enquanto não são. Somente em Cristo, somente em Deus, podemos alcançar a verdade. Somente em Deus nós podemos ser realmente livres. Somente em Deus nós podemos alcanças a justiça. Somente em Deus e com a transformação dos nossos corações é que podemos ser promotores da justiça, da verdade e da paz. Do contrário, só teremos ideologias”.

“Estamos há milênios buscando justiça e paz, mas continuamos acreditando somente em ideologias, acreditando que esta ou aquela pessoa será capaz de trazer o bem que necessitamos. Enquanto não houver a transformação do coração humano, nenhuma mudança se realizará plenamente porque todas as ideologias humanas são passíveis da corrupção. Jesus não é título ou outdoor de igreja. Jesus é uma pessoa que nos convida ao seguimento. E seguir a Jesus Cristo é sempre o melhor caminho. Que Deus nos ajude neste bom propósito”, finalizou Dom Devair.

Assista à homilia abaixo:  

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções