Notícias da Diocese

Nova sede do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição é abençoada em Santa Bárbara d’Oeste

Publicado em 19 de outubro de 2021 - 09:14:32

Fachada da nova sede do Seminário Propedêutico, em Santa Bárbara d’Oeste

O Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, que funcionava no Bairro Nova Suíça, em Piracicaba, foi transferido para nova sede na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, por decisão do Bispo Diocesano. Para abençoar a mudança, Dom Devair Araújo da Fonseca presidiu, na terça-feira (19 de outubro de 2021), às 17 horas, Santa Missa com rito de bênção do novo local. 

O reitor do seminário, padre Danilo Rubia Soares, convidou para a celebração religiosa todos os seminaristas, diáconos e presbíteros da Diocese de Piracicaba, além do Bispo emérito Dom Fernando Mason.

A nova sede do seminário fica na Rua Alagoas, 316 – Bairro Colinas de Santa Bárbara, ao lado da Matriz da Paróquia São José. O Propedêutico da Diocese de Piracicaba, quando inaugurado na década de 1950, era sediado em Santa Bárbara d’Oeste, mas em outro espaço. Em 2002, Dom Moacyr José Vitti, Bispo da época, transferiu-o para Piracicaba.

O que é?
O Propedêutico é o primeiro estágio da formação sacerdotal. Depois de terem sido acompanhados pela Pastoral Vocacional, os candidatos ao sacerdócio ingressam no seminário para, durante um ano, fazerem uma experiência de vida comunitária e pastoral, procurando maior discernimento vocacional. É ainda um ano de estudos, com o objetivo de preparar os seminaristas para o curso de Filosofia, que também deve ser realizado pelos seminaristas.

Padroeira
Dom Ernesto de Paula, primeiro Bispo da Diocese de Piracicaba, tinha uma grande devoção à Virgem Maria, tanto que seu lema episcopal era “Omnia per Mariam” (Tudo por meio de Maria). Por isso quis que a padroeira do primeiro seminário diocesano fosse a Imaculada Conceição. Ressalte-se que, em 1954, quando foi inaugurado o local, celebrava-se o centenário da proclamação do dogma da Imaculada.

Serviço
Mais informações sobre o seminário ou sobre acompanhamento vocacional para quem deseja se tornar padre, pelo telefone (19) 2106-7575 ou pelo e-mail propedeutico@diocesedepiracicaba.org.br.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções